segunda-feira, 19 de abril de 2010

MS adia imunização de idosos contra gripe comum no Nordeste

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que começaria no próximo sábado (24), teve seu início adiado para o próximo dia 8 de maio nos estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Problemas de logística na entrega das doses da vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantã teria obrado o Ministério da Saúde (MS) a alterar o calendário da vacinação, feita anualmente.

Nas três regiões, a campanha de vacinação contra a gripe comum para maiores de 60 anos seguirá até 21 de maio. Aqueles que tiverem doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Nesse caso, os idosos poderão optar por antecipar a vacinação contra a nova gripe já a partir de 24 de abril, data inicialmente prevista para o início da vacinação contra a gripe comum.

Mas atenção: o MS reforça que os idosos que fizerem esta opção terão de voltar aos postos de vacinação mais uma vez, para tomar a vacina da gripe comum, entre 8 e 21 de maio.

Aqueles que optarem por aguardar até 8 de maio poderão tomar as duas vacinas de uma única vez. Segundo o Ministério, O Ministério, a mudança nas datas não prejudica a saúde dos idosos.

Já nas regiões Norte e Sul, permanece o período inicialmente previsto para vacinação dos idosos: de 24 de abril a 7 de maio.

A decisão de alterar o calendário foi tomada, na última sexta-feira, 16, pelo Ministério da Saúde e pelos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais (Conasems) de Saúde, após informe do Butantã sobre o atraso na entrega.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário