sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO VAI FISCALIZAR A VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM CERRO CORÁ

O Ministério Público Estadual, através da Promotora de Justiça substituta, Hayssa Kyrie Medeiros Jardim, abriu inquérito para fiscalizar a criação e o efetivo funcionamento da Vigilância Sanitária Municipal nos municípios de Cerro Corá e Lagoa Nova.
A promotora de Justiça considerou que a situação de cada município da Comarca de Currais Novos, merece análise individualizada, o que não se mostrou razoável com a instauração de ICP único.

Cerro Corá apesar de ter Lei que criou a Vigilância Sanitária e ter dois servidores concursados para trabalharem como vigilantes sanitários, os mesmos exercem outras funções.

Avante Serra de Santana, avante!

 Políticos assistencialistas são aqueles que dão pequenas ajudas individualmente. Esquece-se de promover uma gestão progressista com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da comunidade, pois, é mais cômodo que o povo precise dele para ter direito a serviços básicos, como um exame clínico, uma dentadura, equipamentos esportivos, ou um sob emprego. 

 Para conseguir manter a politicagem e um alto padrão de vida é comum esse tipo de político se envolver em fraudes e lavagem de dinheiro público. Outra prática corrupta promovida por tais políticos é o uso de “laranjas” (prática ilícita de usar nome de terceiros em golpes fraudulentos), e demonstram serem obcecados por “nepotismo” em câmaras e prefeituras. 

Políticos com tais comportamentos ilícitos são os principais responsáveis pelo baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) das cidades, pelo alto preço do feijão, do aluguel e do remédio. Pelo surgimento da prostituta, do menor abandonado e do assaltante. Para que haja um desenvolvimento saudável a região precisa contar com a luta de governantes que prezam por mandatos dinâmicos, norteados por princípios éticos e com projetos que vissem sempre o bem estar da coletividade. 

Esta GAZETA deseja que a juventude continue dedicando-se a qualificações técnicas e superiores, para que assim, tenham cada vez mais oportunidade de emprego, além de uma visão política crítica, e que através desse caminho não fiquem a mercê do assistencialismo humilhante de políticos enganadores.

Avante Serra de Santana, avante! 


EDITORIAL  DA GAZETA DA SERRA
http://gazetadaserradesantana.blogspot.com.br/

PARA RELEMBRAR - 23/09/2009 FORUM SOBRE DROGAS ESTÁ SENDO REALIZADO EM CERRO CORÁ/RN

ACONTECEU EM 23 DE SETEMBRO DE 2009

Com a mudança de local o I Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre as Drogas, foi aberto hoje pela manhã no Centro de Convivência com Idosos - CCI, no bairro Tancredo Neves em Cerro Corá/RN.

O Presidente da ONG TULIPA Sr. Walter Antero Gomes Ribeiro falou do objetivo e do obtido dos órgãos parceiros na realização desse Fórum.

Prefeito Raimundo Marcelino Borges(Novinho) fez a abertura oficial do Fórum falando da importância do mesmo e expressou sua preocupação com os malefícios que as drogas trazem para as famílias dos dependentes e a sociedade em geral. E ainda anunciou que já está vendo a possibilidade de realizar outro para tratar da prostituição e a violência.

Ronaldo Vilar Presidente da Câmara Municipal falou da iniciativa de ter requerido o Forum, e ainda chamou atenção para a criação do Conselho Municipal de combate as Drogas, conselho esse que aliado a outros meios de combater as Drogas poderão dar suporte as famílias de dependentes. e ainda ressaltou a importância de Fórum e debates não só sobre as Drogas,mais para outro temas importantes.

Capitão Valmari Costa, comandante dos destacamentos de policia de varias cidades da região Serrana, falou da importância da realização de eventos como esse, e destacou o trabalho que vem sendo feito em sua área para combater as drogas inclusive o trabalho de repressão principalmente aos traficantes, mas que o trabalho de base deve ser sempre o de conscientizar a sociedade do não uso da droga.

Um bom numero de participantes reunindo Vereadores, Secretários, Diretores de Escolas,professores, Conselheiros Tutelar, Agentes de Proteção e a sociedade em geral fazem parte do Fórum.

Após a solenidade de abertura e depois do "Coffee Break" foi iniciada as palestras e o vereador Evilásio Medeiros Bezerra, coordenador do Iº Tema: "Prevenção ao uso de drogas" fez a leitura do tema, que foi proferido pelo palestrante o 2ºSGT PM - Vantuil José Carvalho de Oliveira.

A programação vai até às 17:30h e prossegue assim:
Palestras II Coordenada por JanyPaula da Silva
Tema II: "Trabalhando Crianças para vencer as drogas"
Palestrante. Sgt. Adaildo Benedito dos Santos

Palestra III Coordenada por Maria Amalia Quirino Olimpio
Tema III: "Cultura de Paz"
Palestrante. Cleber Pinheiro Costa

Palestra IV Coordenada por José Matias da Silva
Tema IV; "Fatores determinantes da violencia entre jovens.
Palestrante. Walter Antero Gomes Ribeiro

Logo após os encaminhamentos que serão feitos por Walter Antero.




EM 2009___________________________________________________________________________
O vereador Ronaldo Vilar foi o autor do requerimento para a realização deste Fórum, através do requerimento 145 de 22/05/2009, no mesmo requerimento é solicitado também a colocação em funcionamento do Conselho Municipal Anti-Drogas e sugerido o convite ao Senhor Walter Antero, Presidente da ONG Tulipa para a formalização do referido conselho.
A Câmara Municipal indicou como representante na Comissão Organizadora do Evento o Vereador Evilásio Bezerra.

O evento será realizado no Centro Comunitário São João Batista, com início às 8 horas e término previsto às 18 horas.

Segundo o Sr. Walter Antero “O Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas tem como objetivo de provocar uma reflexão, análise e de formação com relação às drogas, precisamos conhecê-la para poder vencê-la.”

PARA RELEMBRAR

A PARTIR DE HOJE O NOSSO BLOG IRÁ SEMPRE POSTAR ALGUMA NOTICIAS DO PASSADO PARA RELEMBRAR FATOS ACONTECIDOS EM CERRO CORÁ, E ALGUMAS AÇÕES DE INICIATIVA DO EX-VEREADOR RONALDO VILAR, O NOSSO OBJETIVO É LEMBRAR A POPULAÇÃO DE ACONTECIMENTOS QUE NÃO PODEM SEREM ESQUECIDOS.

“Fracionado” e “readequação” são palavras mágicas no RN

O Governo Rosalba Ciarlini (DEM) notabiliza-se por uso de eufemismos, para atenuar impacto de palavras duras no cotidiano dos cidadãos potiguares.
A nova é “fracionado”.
Risível.
Fracionado” substitui “atrasado”, numa referência à folha de pessoal do Estado que – como previsto, vai sofrer atraso oficial. Há alguns meses vinham ocorrendo “problemas técnicos”, como o ocorrido para aposentados e pensionistas no mês anterior.
Outro eufemismo de “Rosalba e seus cabras da peste” é “readequação”.
Usam-no para explicar atraso no cronograma de obras, em que não pagam construtoras.
Em Mossoró, por exemplo, a obra da Escola Técnica está parada há um ano e 10 meses por causa de “readequação” do projeto.
Fala sério, vai!!

CARLOS SANTOS

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Governo do Estado anuncia atraso no pagamento de parte dos servidores

O Governo do Estado anunciou, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (26) o novo calendário de pagamento para o mês de setembro. A justificativa é a dificuldade de completar o dinheiro para pagamento da folha deste mês.
Alex RégisDurante o encontro, foram apresentadas as dificuldades financeiras do Estado de pagar a folha salarial dos servidoresDurante o encontro, foram apresentadas as dificuldades financeiras do Estado de pagar a folha salarial dos servidores

No dia 30 de setembro, 92% dos servidores receberão o pagamento, entre eles os que prestam serviço para a Educação, Saúde, Segurança, UERN, Defensoria, Detran, Ipern, Idema e Jucern, independente do valor da remuneração, e os demais que recebem o salário líquido de até R$ 3 mil. Já os 8% restantes, que recebem acima de R$ 3 mil, só serão pagos no dia 10 de outubro.

Durante o encontro, o secretário de Finanças, Obery Rodrigues, de Comunicação, Paulo Araújo, o consultor-geral, José Marcelo Ferreira, o controlador-geral, José Anselmo de Carvalho e o presidente do Ipern, José Marlúcio, apresentaram a receita do Estado e relataram as dificuldades no pagamento. Segundo eles, já está sendo um esforço para normalizar o pagamento a partir de outubro.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE

PMDB, PP, PR, DEM e PSDB se unem para eleger de 5 a 6 deputados

O PT e o PSB deverão caminhar juntos e sozinhos na disputa pelas vagas de deputado federal nas eleições do próximo ano no Rio Grande do Norte.

É que já está praticamente fechada uma coligação, nas eleições proporcionais, entre o PMDB, PR, PP, DEM e PSDB.

A intenção é eleger de 5 a 6 federais.

O PSD do deputado Fábio Faria já sinalizou se incluir nessa coligação, depois de uma conversa de Fábio com o deputado Henrique Alves (PMDB)…

Mas o assunto não teve continuidade...

FONTE: THAISA GALVÃO

CERRO CORÁ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE PÃO E CIRCO

Vem de Roma a origem da política do Pão e Circo, com os problemas sociais existentes o imperador criou a política do Pão e Circo, lá o sistema consistia em oferecer alimentos e lutas nos estádios para que a população carente esquecesse a os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta da população.

Aqui, como lá, a política do Pão e Circo tem o mesmo objetivo, fazer a população esquecer das principais necessidades e ficarem sendo enganadas com as festas e lanches. Ontem ocorreu mais uma edição desta manobra, colocam as pessoas nas ruas, dão camisetas, lanches e festas, mas essas mesmas pessoas ao necessitarem dos serviços nas diversas áreas, entre elas, saúde , educação e assistência social, tem seu direito negado, com a falta de médicos, medicamentos, educação de qualidade e assistência social.

E ASSIM CAMINHA A NOSSA CERRO CORÁ, NA BASE DA POLÍTICA PÚBLICA DE PÃO E CIRCO.


Relatado por João Maia, projeto que beneficia microempresário é aprovado na Comissão de Desenvolvimento

Relator de projeto que beneficia o microempresário, o deputado federal João Maia (PR) aprovou, na Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio da Câmara, o Projeto de Lei complementar nº 278/2013, que permite que o microempreendedor individual possa utilizar sua residência como sede do estabelecimento, quando não for indispensável a existência de local próprio para o exercício da atividade.
Atualmente, legislações estaduais ou municipais não permitem.
Surante os cumprimentos dos colegas de Comissão, João Maia foi chamado de “ministro” pelo deputado Ubiali, de São Paulo, lembrando do período em que Maia assumiu interinamente o Ministério da Economia do Brasil.
O Projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cubanas vão dividir casa com piscina e trabalhar em posto sem banheiro


Recém-chegadas a Macaúbas (BA), município a 613 km de Salvador e em estado de emergência por causa da seca, as médicas cubanas Dunia Broche, 40, e Dorys Cristina del Rosário, 52, terão uma vida de contrastes nos próximos três anos.

Nos momentos de folga, elas terão uma vida de luxo para os padrões locais.

As cubanas vão dividir uma casa com piscina, pomar, jardim, churrasqueira, salão de jogos, ampla garagem e quatro dormitórios, sendo um deles com banheira de hidromassagem. O aluguel da casa, de R$ 1.200, será pago pela prefeitura.

"A casa é espaçosa, tranquila. Quero aproveitar a piscina e chamar a minha amiga [médica cubana da cidade vizinha] para passar o final de semana aqui", diz Dunia.

Já no dia a dia de trabalho a vida não será tranquila. Todas as manhãs, serão obrigadas a fazer uma pequena viagem de cerca de uma hora entre a casa, na zona urbana, e os postos de saúde da zona rural onde irão atuar.

Os postos para os quais foram escaladas para trabalhar pelo programa Mais Médicos, do governo federal, ficam em povoados a 30 km e a 40 km do centro da cidade. As opções de trajeto são precárias estradas de terra.

No povoado de Lagoa Clara, o posto de saúde está com os sanitários interditados ao público. Apenas o banheiro do consultório funciona.

Já a unidade de saúde do povoado de Lagoa do Maurício nem sequer está pronta. Faltam equipamentos, que devem chegar em duas semanas, segundo a prefeitura.

"Espero que resolvam logo esses problemas. Mas já vi isso na Venezuela. Tudo bem, vamos trabalhar e ajudar da mesma forma", disse Dorys.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

LEI MARIA DA PENHA NÃO DIMINUI ASSASSINATOS NO BRASIL

Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apresentado da manhã desta quarta-feira (25) mostra que a implantação da Lei Maria da Penha não causou o impacto desejado na redução da morte de mulheres decorrentes de conflitos de gênero no país.
Segundo a pesquisa, apresentada em audiência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, ocorrem 5.000 casos de feminicídio (assassinato de mulheres) por ano no Brasil.

ASSASSINATOS DE MULHERES A CADA 100 MIL HABITANTES

AnoNúmero de mulheres assassinadas
20015,41
20025,46
20035,38
20045,24
20055,18
2006*5,02
20074,74
20085,07
20095,38
20105,45
20115,43
  • Fonte: Ipea
  • * Ano de promulgação da lei
O Ipea avalia que de 2001 até 2011, 50 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. No período de 2001-2006, antes da implantação da Lei Maria da Penha, a taxa de mortalidade de mulheres no Brasil foi de 5,28 por 100 mil. No período de 2007-2011, o índice ficou em 5,22 por 100 mil. A lei foi promulgada em 7 de agosto de 2006.
Leila Garcia, pesquisadora do Ipea, diz que a falta de aplicação da Maria da Penha é o grande problema. " Ainda não existem mecanismos de proteção necessários para a mulher que foi buscar ajuda. Em muitos casos, a mulher foi denunciar o parceiro e, posteriormente, foi assassinada", diz.

Para a pesquisadora, o grande problema está na aplicação da lei. "A lei em si é boa, mas não está sendo aplicada com exatidão em alguns lugares do Brasil", diz. Ela aponta que outros projetos de lei podem ajudar a proteger as mulheres. "Novos projetos são necessários para reforçar a proteção. Um deles é a tipificação do crime de feminicídio no Brasil", afirma.

AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS SOB SUSPEITA

Polícia Federal faz operação contra fraudes no Fome Zero Foto: Divulgação/PF
Polícia Federal faz operação contra fraudes no Fome Zero
DIVULGAÇÃO/PF

O diretor de Política Agrícola da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o petista Sílvio Porto, foi chamado para prestar depoimento na manhã desta terça-feira na Superintendência da Polícia Federal em Brasília sobre supostas fraudes no Programa Aquisição de Alimentos, projeto derivado do Fome Zero. O diretor foi indiciado por estelionato, peculato, formação de quadrilha e prevaricação. No depoimento ele deixou várias perguntas sem respostas.

Com base em informações da Polícia Federal (PF), a 2ª Vara da Justiça Federal de Curitiba decretou a prisão de 11 pessoas e expediu ordens de buscas em 37 diferentes endereços no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A Justiça determinou também o afastamento de sete investigados de cargos públicos. Os mandados estão sendo cumpridos em 15 cidades do Paraná, e nos municípios de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS).

A PF investiga desvios de recursos do programa Fome Zero que teriam sido feitos por funcionários da Companhia Nacional de Abastecimento no Paraná (Conab-PR) e de associações de produtores rurais. As investigações mostraram que alimentos pagos não eram entregues à Conab para serem repassados a escolas e hospitais. Os recursos desviados são do Programa de Aquisição de Alimentos e as irregularidades ocorriam pelo menos desde 2009, segundo a Polícia Federal. O valor total dos desvios ainda está sendo apurado.

Além disso, a PF observou a existência de notas fiscais de produtores rurais com dados falsos e dadas sem conhecimento dos produtores rurais.

A Polícia Federal informou que toda a diretoria da Conab-PR e alguns fiscais foram afastados dos cargos, mas os nomes deles não foram informados. Cinquenta e oito pessoas foram indiciadas nos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, ocultação de documento, peculato, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, condescendência criminosa e violação de sigilo funcional.

Segundo a PF, as irregularidades no Paraná ocorreram em Guarapuava, Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D’Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte. A investigação começou em 2011, depois que a Prefeitura de Honório Serpa denunciou que as associações de produtores rurais estavam superfaturando notas fiscais.

Foram investigados 22 programas, dos anos de 2009 a 2013, nos municípios paranaenses de Guarapuava, Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D’Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte.
Segundo a Polícia Federal, em todos os programas investigados foram encontradas evidências de desvio de recursos.


FONTE:
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Queime seu Navio...



Há muito tempo, um grande guerreiro se viu diante de uma circunstância em que era necessário tomar uma decisão que garantisse a vitória no campo de batalha. 

Devia lançar seu exército contra um poderoso adversário, que contava com tropas muito mais numerosas. Embarcou seus homens em navios e velejou rumo ao país inimigo. 

Lá, desembarcou soldados e equipamentos e deu a ordem de queimar os navios em que tinham viajado. Dirigindo-se aos seus homens, antes da primeira batalha, disse:

- Vocês estão vendo os navios em chamas. Isso significa que só sairemos vivos daqui se vencermos! Agora, não temos escolha. É vencer ou morrer!

Eles venceram.

Quem quiser ter sucesso em uma empreitada precisa queimar os navios e cortar todas as possibilidades de bater em retirada. 


Somente assim conseguirá manter esse estado de espírito conhecido como DESEJO ARDENTE DE VENCER, essencial ao sucesso.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ezequiel reclama de decisão da Saúde que prejudica Fundação Padre João Maria em Currais Novos

O deputado Ezequiel Ferreira (PTB) disse esta tarde (24) que o governo do Estado tinha se comprometido em repassar, este ano, um milhão de reais para o hospital regional de Currais Novos, mas até agora o repasse foi de apenas R$ 250 mil prejudicando o funcionamento da saúde pública naquela cidade do Seridó.
O deputado lembrou que há 40 anos existe uma parceria entre o governo do Estado e o hospital Padre João Maria, que funciona na mesma estrutura física do regional. Ele reclamou de uma determinação do secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto, segundo a qual o hospital está proibido de receber pagamento das Autorizações de Internação Hospitalar – AIHs, dos planos de saúde e de atendimentos particulares.
“A pequenez dessa decisão política de poucos não vai atrapalhar a grandiosidade do hospital Padre João Maria. Sem essa receita ele não vai ter condições de funcionar, mas tenho certeza que 45 mil habitantes não deixarão que problemas políticos atrapalhem o hospital, que é um patrimônio do povo de Currais Novos. O Padre João Maria vai ser mantido pela força e a coragem do seridoense’, asseverou.
Segundo o deputado, o governo não chega com medicamentos, nem insumos para o funcionamento do hospital, que este ano já investiu R$ 600 mil. “Estive na governadoria, relatei que a parceria era muito importante e que os problemas políticos não podiam se sobrepor à importância do hospital, mas de nada adiantou”, afirmou.

MAIORES DETALHES SOBRE CERRO CORÁ ÍNDICE FIRJAN

http://www.firjan.org.br/ifgf/consulta-ao-indice/consulta-ao-indice-grafico.htm?UF=RN&IdCidade=240270&Indicador=1&Ano=2011

NO ESTUDO DA FIRJAN CERRO CORÁ É MUNICÍPIO CONCEITO "D"

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
O estudo foi Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras e é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
er

De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.  Nesta avaliação, o município de Santana do Matos apresentou o Conceito D, com nota entre 0,2 e 0,3,que representa gestão em dificuldade, ocupando a posição 5086º no ranking nacional e 150º no ranking estadual.

CERRO CORÁ É 5ª CIDADE DO RN COM PIOR GESTÃO PÚBLICA, DIZ FIRJAN

Gestão mal avaliada Firjan em 143 cidades do RN, Serra Negra é 1º, Cerro Corá entre as 10 piores


Das 154 cidades potiguares avaliadas pela Firjan, 143 possuem gestões em situação crítica ou difícil. O percentual de 92,8% é similar ao observado no ano passado, quando 91,9% foram mal avaliadas.

A federação acrescenta que 33 cidades potiguares (21,4%) ficaram entre os 500 piores resultados do Brasil. Nos cinco indicadores (receita própria, liquidez, investimentos, gastos com pessoal e custo da dívida) que compõe o índice o estado ficou abaixo da média nacional.

Com um índice de 0,7258, a cidade de Serra Negra do Norte ficou com o primeiro lugar no estado. A Firjan destacou os desempenhos do município nos indicadores de liquidez e investimentos. A federação também fez menção às evoluções dos municípios de Parazinho (66,9%) e Alto do Rodrigues (52,4%) em relação ao ano passado. Os dois estão entre as dez melhores gestões fiscais do RN.

Entre os dez piores resultados do RN estão os municípios de São Pedro, Serrinha, itajá, Tibau, Lagoa Nova, Cerro Corá, Montanhas, Taipu, São Bento do Trairi e Pedro Velho, com gestão fiscal avaliada em 0,0847. Todas as cidades tiveram notas zero no indicador de liquidez. "Isso indica que terminaram o ano de 2011 com mais restos a pagar do que recursos em caixa para cobri-los no exercício seguinte", explica a Firjan.

Além disso, quatro municípios registraram nota zero no indicador de gastos com pessoal, o que indica que superaram o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a folha de salários do funcionalismo municipal.

Piores resultados do RN
CidadeÍndice FirjanVariação
São Pedro0,2467-22,9%
Serrinha0,2440-36,1%
Itajá0,2392-18,9%
Tibau0,2277-6,9%
Lagoa Nova0,2249-21,8%
Cerro Corá0,2211-45,6%
Montanhas0,2017-30,6%
Taipu0,1506-66,7%
São Bento do Trairí0,0887-56,7%
Pedro Velho0,0847-50,6%
Cerro Corá foi classificada como a quinta cidade do RN que pior administra seus recursos públicos. O desempenho da cidade só fica a frente quatro cidades do RN , segundo informou o Índice de Gestão Fiscal calculado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que fez o levantamento da situação fiscal de cidades em todo o Brasil, incluindo 154 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Os números divulgados nesta segunda-feira (23) levam em consideração dados de 2011, que incluem receita própria, liquidez, investimentos, gastos com pessoal e custo da dívida.

FONTE: G1/OCOMUNICADOR