sábado, 21 de maio de 2011

O PAPEL DO VEREADOR.



Cabe ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.


Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade.


Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional e estadual, quando temos parlamentares, em sua maioria, subserviente e fiéis aos interesses políticos e econômicos do Executivo.


Em especial nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali... e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete.


Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”.


Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.


E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo????



E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado.Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores.


É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.


Infelizmente, devido à realidade de pobreza da maioria dos nossos municípios, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao vereador, que não dispondo de condições materiais para solucionar os problemas do seu eleitorado, obriga-se ao cabresto do Prefeito. Mas, tanto no caso do eleitor como do vereador, predomina-se a escassez de educação política.


Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios pecuniários. Ele deve usar, com disposição, a prerrogativa de denunciar possíveis fraudes envolvendo dinheiro público, sobretudo pela tendência descentralizadora existente, pois recursos estão indo direto para as mãos dos Prefeitos, como é o caso do Ensino Fundamental.


Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.



Fonte: Daniel Cuba


Este artigo não é de responsabilidade deste blog, apenas estamos reproduzindo artigo que nos foi enviado.

Decisão de juiz tira por três anos os direitos políticos de três possíveis candidatos no próximo ano

A decisão é da segunda-feira (16), mas só chegou ao conhecimento do Blog somente agora... O juiz Marcos Vinícius Pereira Júnior, que atua na Comarca de Currais Novos deu sentença acatando uma ação de improbidade administrativa que acabou atingindo pelo menos três possíveis candidatos no próximo ano: o técnico de contabilidade João Maria Assunção e o vereador João Galvão, o Joquinha (DEM), ambos de Lagoa Nova, além do vice-prefeito Fábio Bucão de Equador.

O prefeito Erivan Costa (PSB) também atingido, mas que não disputará em 2012, já que foi reeleito em 2008. Na sentença, o juiz condenou Erivan e Joquinha, ao pagamento de multa civil, de caráter pedagógico-punitivo, em favor da municipalidade em valor equivalente à 10 vezes o valor do último subsídio que tenha recebido dos cofres de Lagoa Nova.

.
FONTE: MARCOS DANTAS

PARA REFLETIR

"Todos amam o poder, mesmo que não saibam o que fazer com ele."

Benjamin Disraeli
.

VEREADOR RONALDO AGORA NO TWITTER




Agora o Vereador Ronaldo tem mais um canal para comunicação com os Cerrocoraenses, no TWITTER, siga e acompanhe em tempo real as ações do Vereador.

http://twitter.com/#!/ronaldovilar


.

SESSÕES TRANSMITIDAS PELA 104 FM

Depois que as sessões passaram a ser transmitidas pela Rádio Liberdade FM 104,9 o vereador e presidente da câmara Ronaldo Vilar vem se destacando com seus discursos naquela casa legislativa, perante a população Cerrocoraense.

O vereador não tem se intimidado em defender, denunciar e fiscalizar os direitos do povo deste município, mostrando assim a população o verdadeiro papel de um vereador.

Outro vereador que também vem ganhando destaque na bancada da oposição é Evilásio Bezerra, com o seu jeito irreverente de defender o povo.








Fonte: blog o comunicador

SAÚDE EM CERRO CORA - I


Secretário de Saúde de Cerro Corá diz que "Ele", acho que ele quis dizer "municipio", adquiriu aparelho de Raio X para unidade hospitalar, até hoje nenhum cidadão utilizou do serviço onde será que o aparelho foi colocado?



.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

DESTAQUE RUIM!



Infelizmente o Rio Grande do norte foi destaque hoje quinta-feira pela manhã no Bom Dia Brasil da Rede Globo, destacando que o RN está parado, com greve de professores, policiais, médicos e na capital transporte urbano.

Pra fazer acontecer desse jeito não dá!!



FONTE: BLOG DO VLUDEY LIBERATO

.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reunião do Colegiado Territorial do Seridó

Aconteceu nesta nesta quarta-feira em Cerro Corá no Centro de Convivência dos Idosos - CCI a Reunião do Colegiado do Territorio do Seridó, em pauta leitura e aprovação da Ata da Assembleia Ordinária do Colegiado Territorial do Seridó, que teve como Objetivo a Reestruturação da Composição do Colegiado Territorial.

Os participantes estão discutindo um calendário para realização de 03 eventos de avaliação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) do Território do Seridó, um por cada sub-forum.

O evento contou com a participação de diversos seguimentos da região e do município, o Presidente da Câmara Municipal Ronaldo Vilar esteve presente, tambem participaram do evento os Vereadores Edvaldo, Manoel de Claudio, Evilásio e Graça.







Informação: Djaildo/RonaldoVilar

Fotos: djaildo

terça-feira, 17 de maio de 2011

DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO INFANTIL




VAMOS FAZER A NOSSA PARTE.

SAUDE DE CERRO CORÁ

ÉSTA POSTAGEM FOI DO DIA 04 DE MAIO DE 2011

PROBLEMA NA SAUDE DE CERRO CORÁ

Ontem ocorreu um desentendimento de um vereador com um servidor que estava cumprindo ordens do médico do plantão, foi preciso o vereador ir falar com o médico para que acontecesse o atendimento de um paciente.

Será que o vereador esqueceu de falar a respeito do problema porque o mesmo diz que não existe falta de médico, pelas informações que recebemos em alguns dias o médico só faz atendimento ambulatórial.

Será que se não for uma "autoridade" e sim um simples cidadão fica sem atendimento.

Essa é a saúde boa defendida por alguns? Faltando médico, medicação e até receituário patra medicação controlada.


- ESTE BLOG RELATOU ESTES FATOS E ATÉ HOJE O VEREADOR QUE É DA SITUAÇÃO NÃO FALOU NADA, SERÁ POR ISSO QUE OS COMISSIONADOS ACHAM QUE TODOS OS VEREADORES DEVIAM SER DA SITUAÇÃO PARA NÃO MOSTRAR A REALIDADE??

.

SAUDE DE CERRO CORA CADA VEZ PIOR




O município de Cerro Corá, desde o dia 1º de janeiro de 2009, vem passando por diversos problemas na Saúde.

Nos últimos dias tem piorado a situação da saúde, onde já houve caso de Vereador ter que interferir para o paciente ser atendido e pai de criança ter que ir a casa da administradora para poder ter seu filho atendido, sem esquecer a falta de medicação e medicação vencida, exames não realizados a mais de 02 anos e casos recentes, pessoas sendo encaminhadas para cardiologista e sendo colocado para outro tipo de especialista.


Cidadãos cansados de baterem a porta da Secretaria de Saúde e serem enganados, chegam em muitos casos a chorar pela falta de respeito com os usuário do SUS em Cerro Corá. E terminam muitas vezes com medo de serem PERSEGUIDOS pedindo para não serem revelados os nomes.

Tudo isso e muito mais é a saúde de Cerro Corá.



Quem escuta alguém falar que a Saúde vai Bem em Cerro Corá fica se perguntando: Onde será que a saúde funciona bem em Cerro Corá como no imaginário deste mentiroso???



.

GREVE DA POLICIA CIVIL DO RN

O indicativo de greve por tempo indeterminado da polícia civil se confirmou na noite desta segunda-feira (16). A partir das 8h desta terça-feira (17) os agentes e escrivães do Rio Grande do Norte paralisam suas atividades. Somente serão realizados os procedimentos de flagrante, sendo garantidos os 30% estabelecidos pela Lei de Greve.

A decisão foi reafirmada na sede do SINPOL/RN, após a audiência frustrada com o Estado no meio da tarde (em assembléia na semana passada os policiais já tinham aprovado o indicativo de greve por tempo indeterminado para o dia 17 de maio). A diretoria do Sindicato foi convocada de última hora pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha. O gestor, no entanto, apenas repassou o posicionamento do Governo de não cumprir a lei 417/10 que estabelece a implantação do Plano de Cargos dos agentes e escrivães e que deveria ter sido implementado em abril passado.

“O secretário disse que não pretendiam cumprir o que está estabelecido em Lei, não nos deixando alternativa que não fosse deflagrar a greve. Nós esperávamos mais respeito e por isso vamos lutar pelo que é justo. E temos certeza que a população nos apóia”, observou a presidente do SINPOL/RN, Vilma Marinho.

PAUTA
O SINPOL/RN observa que também faz parte da pauta de reivindicações junto ao Estado os seguintes pontos ainda pendentes:
· Retirada total dos presos das delegacias (capital e interior);
· Substituição das “quentinhas” pelo Vale-refeição;
· Serviço de Limpeza para as Delegacias;
· Regulamentação do Livre Acesso dos Policiais Civis aos locais sujeitos a fiscalização da polícia;
· Nomeação dos aprovados no último concurso (2009); e
· Reforma do Estatuto da Polícia Civil.

GOVERNOS NÃO PAGAM O PISO PORQUE NÃO QUEREM

Como todos sabem, o piso salarial nacional dos professores é lei, porem muitos municípios e estados brasileiros não o cumpre, deixando sempre essa pouca vergonha atrapalhar nossos jovens estudantes, por causa das graves e paralisações dos professores que pleiteiam de forma justíssima seus direitos.

É necessário que as informações cheguem a todos de forma completa, pois os poderes executivos estaduais e municipais, não o fazem, pois elas vão de encontro aos seus interesses, e com isso tentam se esquivar de suas responsabilidades em favor da categoria daqueles que tanto trabalham na formação educacional dos nossos jovens.

A lei de responsabilidade fiscal não impede que os executivos paguem o piso aos seus professores, pois o dinheiro que é destinado pelo governo federal para a educação, só não poder ser usado em outra pasta, mas dentro da educação é totalmente legal.

Outro fato muito relevante, e que muitos não sabem, é que o MEC dispõe de mais de 1 Bilhão de Reais para “socorrer” os executivos que não possam pagar o piso aos seus professores, porém, este dinheiro só será destinado caso o município ou estado prove que o dinheiro enviado pelo governo federal não é suficiente para o referido pagamento, o que parece impossível para os prefeitos e governadores de alguns estados e municípios brasileiros.

Por que será que os executivos não pedem essa ajuda ao MEC? Será que é porque o MEC sabe quanto cada um deles recebe do governo federal? Com a palavra os chefes dos executivos.
.

PROGRAMAÇÃO DIA 18

Nesta quarta-feira(18) será comemorado nacionalmente o Dia de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O RN tem se mantido na liderança no ranking de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.


Em Cerro Corá nesta semana esta sendo realizada atividades educativas nas escolas, e na quarta - feira acontecerá um PIT STOP distribuição de panfletos educativos e adesivação de veículos automotores durante todo o dia.
.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cerro Corá ganhará nova pousada

Novembro ou dezembro, é o prazo que o construtor Wallace Pereira estima para a inauguração da pousada Colina dos Flamboyants, que ele está construindo à margem do açude Eloy de Souza, numa área que ele adquiriu do comerciante Marconio Galvão. Com dez apartamentos inicialmente, ele disse que deverá ampliar para mais dez, os quais levarão os nomes de pontos turísticos de Cerro Corá: apartamento 01 - Cruzeiro, 02- Nascente Rio Potengi, 03- Conventos, 04- Tanque Azul, 05- Ilha do Sossego, 06- Pinturas Rupestres, 07- Serra da Rajada, 08 - Casa de Pedras, 09 - Escorrego, 10 - Vale Vulcânico.


O restaurante vai contar com uma cozinha regional, tocada pelas mãos do chefe Tomaz Edson, tendo a consultoria das nutricionistas Jarda Jacinta e Natália Samara . Já a área de lazer terá piscina, deck na margem do açude, passeio de cavalo, pedalinho, caiaque, sistema de bar. Wallace Pereira quer proporcionar algo de novo para os visitantes da cidade, inclusive para aqueles que gostam de fazer passeios ecológicos.

FONTE: BLOG CERRO CORA NEWS

Quedas de energia têm sido constantes no Seridó e COSERN permanece calada

O recente final de semana em Caicó foi marcado pelas constantes quedas de energia. Somente no sábado (14) em quatro oportunidades a energia foi suspensa em toda a cidade e em alguns municípios do Seridó. E na manhã desta segunda-feira (16), em menos de vinte minutos, por duas oportunidades a energia também foi suspensa. A insatisfação dos consumidores é que a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) não informa sobre o que vem ocorrendo com a instabilidade do fornecimento de energia.

Já há registros em Caicó de produtos danificados com as quedas de energia. Em um supermercado famoso da cidade, um computador ficou sem funcionar. E o pior é que na maioria das vezes, os clientes não sabem a quem recorrer.

.

Jornais estão perdendo para a internet

Uma pesquisa da Agência Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) mostra que o leitor em 2001 gastava 64 minutos por dia na leitura do jornal. Seis anos depois, essa média baixou para 45 minutos.

O jornal está sendo trocado pela internet.

Nesse período, o tempo diante da tela do computador pulou de 2 para mais de 3 horas diárias.

Em 2009, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) registrou uma retração de 3.5% na circulação diária total no país, em relação ao ano anterior: a soma de jornais caiu de 8,5 milhões para 8,2 milhões de exemplares. É a segunda queda de circulação desde 2003, a primeira consecutiva.

O Rio de Janeiro é o melhor exemplo dessa preocupante retração.

Nos anos 1950, quando ainda era a capital, a cidade de 3 milhões de habitantes tinha 18 jornais diários, com tiragem diária de 1,2 milhão de exemplares. Hoje, com o dobro da população, o Rio tem apenas dois grandes jornais e 500 mil exemplares/dia.

Duas décadas atrás, a Folha de S.Paulo se gabava de ser “o 3° maior jornal do Ocidente”, com uma edição dominical de 1 milhão de exemplares.

Em 2010, a tiragem média despencou para 294 mil exemplares e a Folha ainda perdeu o primeiro lugar no ranking nacional para o Supernotícia, um jornal popular de Belo Horizonte, vendido a 25 centavos para as classes C e D e que atrai leitores com prêmios como panelas, faqueiros e bugigangas.

No sábado, 30 de abril, dia seguinte ao casamento real em Londres, a manchete do maior jornal do Brasil tinha outro tema: “Tarado causa pânico em Sabará”.

Luiz Cláudio Cunha, jornalista gaúcho

domingo, 15 de maio de 2011

PARA REFLETIR

"É preferível um pouco de cautela a muito remorso."

VOTAÇÃO DE EMENDA SOLICITANDO REDUÇÃO DE PARCELAS DO RETROATIVO.

O Vereador Ronaldo Vilar quando da Votação do PL 005 – Que reajusta o salário do magistério colocou uma Emenda ao projeto onde solicitava que o pagamento do RETROATIVO fosse feito em menos parcelas que o solicitado pelo Prefeito Municipal, que foi aprovado em 09 parcelas.

O Vereador Ronaldo inclusive fez explanação dos recursos recebidos do FUNDEB pelo município, onde apontava a condição financeira do município para efetuar o pagamento em menos parcelas.
Na ocasião alguns justificaram que o município não tinha condição de efetuar o pagamento do RETROATIVO EM MENOS PARCELAS, devido à condição financeira do município.

Votaram contrário a redução da quantidade de parcelas dos Valores em Atraso que deviam ter sidos pagos anteriormente A VEREADORA GRAÇA, MANOEL, DÉ, ALDIM E EDVALDO.

O que faria alguém que votou contraria a redução do pagamento do RETROATIVO sabendo que o município tinha condição de PAGAR, agora dizer que esta lutando pela redução das parcelas quando VOTOU CONTRA E ARGUMENTOU FALTA DE CONDIÇÃO DE PAGAMENTO ? ? ? ? ? ?

O POVO NÃO É BOBO.

.

VEREADORES PARTICIPARAM DO VI FORUM DOS VEREADORES EM BRASILIA



O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Ronaldo Vilar, Juntamente com os Vereadores Manoel de Cláudio e Evilásio Bezerra participaram dias 10, 11 e 12 do VI Fórum dos Vereadores e também da Marcha dos Prefeitos, na ocasião os vereadores aproveitaram entregaram solicitações em beneficio do município de Cerro Corá.



Solicitações foram entregues ao Deputado Rogerio Marinho, pelo Vereador Ronaldo Vilar e demais vereadores e o prefeito, ao Deputado Henrique pelo vereador Manoel de Cláudio e demais vereadores e o Prefeito, acompanhamos o prefeito Raimundo Marcelino ao gabinete do Deputado Felipe Maia, os vereadores foram recebidos no Ministério da Educação pelo Secretário adjunto do Ministério Sr. Francisco das Chagas, em busca da implantação do Ensino profissionalizante em nosso municipio.



Também foi solicitado ao Presidente do INCRA para agilizar o processo de titulatrização do Assentamento São Francisco.

.