quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Campo Redondo: Moradores queimam pneus e tentam invadir casa do prefeito


Em protesto pela falta d'agua realizado ontem a noite por moradores revoltados na cidade de Campo Redondo por pouco não termina em violência. 
Segundo informações que chegaram a redação do Paralelo, dezenas de manifestantes queimaram pneus e tentaram invadir a casa do prefeito Alessandru. 
A PM foi acionada e viaturas de Santa Cruz, GTO, Trânsito e VTr de lajes Pintadas e Policiais da PRF auxiliaram os policias locais para conter os manifestantes mais exaltados no protesto em frente a residência do Prefeito. 
A situação ficou critica, militares e rodoviários federais permaneceram no local, a espera da chegada do prefeito que se deslocou da capital para Campo Redondo.
Para conter os mais agitados a PM está usando Spray de Pimenta. 

Fonte: O Paralelo

FICA A DICA PARA OS QUE PODERÃO TER PAGAR MAIS PELA ENERGIA...

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Deputado Tomba Farias sofre quarta condenação por fraude em licitação

Ex-prefeito foi condenado por esquema de fraude na tomada de preços e fracionamento indevido de licitações ocorridos na gestão dele em Santa Cruz
Por Ciro Marques
A prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), alcançou uma marca histórica: sofreu em 11 meses, 10 condenações na Justiça Eleitoral. Contudo, ela não é a única ater problemas jurídicos no Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (3), foi divulgada mais uma cassação do deputado estadual Luiz Antônio Lourenço de Farias, conhecido como “Tomba”, do PSB. Essa foi a quarta em apenas seis meses. Todos, referentes a irregularidades em licitação na época em que ele era prefeito da cidade de Santa Cruz, localizada a 111 quilômetros de Natal.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a nova condenação de Tomba é resultante, também, de improbidade administrativa. E, por consequência disso, entre outras punições, ele teve os direitos políticos cassados. Contudo, a condenação só será válida a partir da confirmação dela no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Por isso, se ele não for julgado lá até a época do registro de candidatura em julho do próximo ano, poderá ser candidato a reeleição para a Assembleia Legislativa.
Agora, parlamentar, Tomba foi condenado com outras sete pessoas e mais quatro empresas, por serem responsáveis ou beneficiários de um esquema de fracionamento indevido de licitações e fraude em uma tomada de preços, quando o parlamentar era prefeito de Santa Cruz.
No Ar

Desembargador faz apelo para que colegas votem processos de Cláudia Regina no TRE

Desembargador João Rebouços
Desembargador João Rebouços
Ontem (03), logo no começo da sessão, o desembargador João Rebouças lembrou que o assunto foi divulgado pela Folha de S.Paulo e que isso pode trazer consequências para o TRE. “Queria fazer um apelo para que esses processos sejam julgados com celeridade porque temos os prazos para prefeitos eleitos e isso (demora) pode ter repercussão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e no CNJ (Conselho Nacional de Justiça)”, alertou. Por coincidência, João Rebouças é um dos magistrados da corte que alegam suspeição nos processos relacionados à Mossoró porque um genro faz parte da banca de advogados que defende Cláudia Regina
Na sequência, o juiz Marco Bruno Miranda, que substitui Eduardo Guimarães que está em férias, prometeu trazer um processo da relatoria dele hoje ou amanhã.Já Carlo Virgílio, que até então não tinha apresentado datas sobre os processos de Mossoró, garantiu que traz o voto vista do processo que está 1 x 0 pela cassação amanhã e o processo em que relatou na terça-feira. Carlo tinha pedido vistas alegando ver semelhanças nos processos.
Do Mossoroense

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Condenado no mensalão, deputado abriu mão do cargo por meio de carta enviada à Mesa Diretora da Câmara


Futura Press
Com o risco de enfrentar processo de cassação, Genoino renuncia ao mandato

O deputado licenciado José Genoino (PT-SP), um dos presos do mensalão, renunciou nesta terça-feira (3) ao cargo por meio de uma carta entregue à Mesa Diretora da Câmara pelo vice-presidente André Vargas. Os membros da Mesa estavam reunidos nesta terça-feira (3) para discurtir se abririam ou não o processo de cassação de Genoino na CCJ quando foram surpreendidos pela carta do petista.
No texto, o deputado se diz inocente e afirma que nunca praticou crimes: "Sempre lutei por ideais, jamais acumulei patrimônio ou riqueza". Sobre a renúncia, Genoino escreve que esta é uma "breve pausa nesta luta que representa o início de uma nova batalha dentre as tantas que assumi ao longo da vida.

DO: IG

Tratamento privilegiado

Fingindo o pé na cova, o mensaleiro José Genoino fez até o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ignorar dois laudos médicos para “atestar” que o meliante tem “graves problemas”, mas outro presidiário da Papuda, Roseri Gonçalves Pereira, paraplégico, não teve a mesma sorte. Nem o mesmo tratamento. Doente, ele usa cateter na uretra e sonda na bexiga, e aguarda há 2 meses exame para se habilitar à prisão domiciliar.

Indignado “como qualquer cidadão com senso de Justiça”, o advogado de Roseri destaca o mise-en-scène de Genoino para obter prisão domiciliar.

Para o advogado Brunno Misael, o tratamento dispensado a Genoino “fere de morte o princípio constitucional da isonomia”.

Rodrigo Janot, deve ser expert em cardiopatias, vendo em Genoino o que duas juntas médicas não encontraram: “graves problemas” de saúde.

A atitude de Janot, favorável à prisão domiciliar de Genoino, coincide com a posição do PT, que desqualificou as duas juntas de especialistas. 

DE: CLAUDIO HUBERTO

POUSADA COLINA DOS FLAMBOYANTES POMOVERÁ ENCONTRO DE BLOGUEIROS


A Pousada Colina dos Flamboyants, localizada na cidade de Cerro Corá, promoverá na noite do dia 18 de dezembro um encontro de blogueiros do Seridó e outras regiões do Rio Grande do Norte, esta confraternização tem como principal objetivo fazer com que os blogueiros tenham a oportunidade de se conhecerem, pessoalmente, e não fiquem somente restritos ao conhecimento "on line".

Durante o evento haverá um jantar com música ao vivo (Mistura Fina) , o colunista do portal "No Minuto", Marcos Pedroza, tomou a iniciativa de colaborar com o evento. E por intermédio de um amigo, a concessionária Hyundai, fabricantes de automóveis sul-coreana, doou dois tablets Samsung Galaxy 7 para serem sorteados com os blogueiros participantes. Onde a Hyundai vai expor nos jardins da Pousada Colina, duas versões dos carros HB20.

Para participar do evento será necessário que o blogueiro confirme sua presença através do e-mail:colinapousada@hotmail.com com as seguintes informações.
Nome:
Telefone:
Cidade:
Endereço eletrônico do blog:

O convite é extenso a todos os blogueiros do Rio Grande do Norte.

Lembrando que o convite é Somente para pessoas do meio da comunicação. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PREFEITO DE CERRO CORÁ MANDA PROJETO A CÂMARA MUNICIPAL PARA ENCARECER A CONTA DE ENERGIA



Foi enviado mais uma vez pelo Prefeito Municipal de Cerro Corá, projeto de lei criando em nosso município a Contribuição sobre a Ilunminação Pública.

Pelo projeto fica isento da contribuição os consumidores que consumirem até 30 KWh e os da Zona Rural, os demais pagarão 15% sobre o seu consumo na proposta.

O projeto vem com a justificativa que o municpio não pode renunciar receitas, mas na constituição federal no seu art.149-A esta da seguinte forma:

" - Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública...".

O que no bom entendimento a não instituição da Contribuição não caracteriza renúncia de receita, já que "poderão instituir" não caracteriza obrigação.

O momento não é oportuno para criação de contribuições, tendo em vista que a atual crise não afeta apenas a Prefeitura, afeta também os cidadãos do nosso município e nossa carga tributária já é imensa.

Quando vereador eu votei por três vezes contrárias a sua instituição, o Prefeito Municipal ao invés de querer criar mais tributos para a população, deveria conter  seus gastos desnecessários, como sabemos de muitos existentes, inclusive  poderia diminuir os gastos com contratados que ficam sem nada a fazer em várias secretarias municipais.


Agora vamos esperar e ver o posicionamento dos Vereadores eleitos pelo povo para defender melhorias para ver se eles são vereadores do prefeito ou do povo de Cerro Corá.

Época: Historiador ignora crescimento da classe média e conta, em livro, que a década do PT foi perdida


Da Época:
20131201-085454.jpg
20131201-085522.jpg
*
O historiador Marco Antonio Villa, de 58 anos, é uma exceção na academia. Ao contrário da maioria de seus pares nas ciências humanas, Villa é um crítico duro das práticas do PT e dos governos petistas. Em seu novo livro, Década perdida – 10 anos de PT no poder (Editora Record), ele resgata os principais acontecimentos do período e traça um retrato impiedoso dos governos Lula e Dilma. Nesta entrevista a ÉPOCA, Villa critica a gestão econômica do PT e analisa as prisões dos mensaleiros. Ele também critica o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por ter sido contra a abertura de um processo de impeachment contra Lula, em 2005. “Essa é uma dívida histórica que ele tem com o povo brasileiro”, afirma.
*
ÉPOCA – Em seu livro, o senhor chama os primeiros dez anos do PT no poder, entre 2003 e 2012, de “década perdida”. Por quê?
Marco Antonio Villa – Nesses dez anos, o Brasil perdeu uma oportunidade histórica de dar um grande salto. Não só em termos de crescimento econômico, que foi muito baixo nos governos petistas, como também para enfrentar os graves problemas sociais do país. Pela primeira vez na história, tivemos a chance de combinar uma alta taxa de crescimento com um regime de liberdades democráticas plenas. Até a explosão da crise financeira, no final de 2008, as condições externas eram muito favoráveis. A China crescia dois dígitos por ano. Puxava o preço das commodities e gerava uma renda extra ao país, um dos maiores exportadores mundiais de alimentos e minérios. Em vez de aproveitar o momento, a partir da âncora criada nos anos 1990, com a queda da inflação e a estabilidade fiscal e monetária, o governo abriu o baú da história. Desenterrou velhas leituras econômicas, um keynesianismo cheirando a naftalina, e ideias de presença do Estado na economia cheias de teias de aranha, dos tempos do governo Geisel, nos anos 1980, que tiveram um alto custo para o país. Provavelmente, os primeiros três anos do governo Dilma estarão entre os piores da história econômica brasileira, e a perspectiva de melhora no curto prazo é baixa.
*
ÉPOCA – Nos dez anos do PT no poder, a renda da população subiu, o emprego aumentou, a classe média se tornou maioria, e a economia teve grandes picos de crescimento no governo Lula. Faz sentido falar em década perdida?
Villa – Os êxitos do PT são bem menores do que se propala por aí. Eles são repetidos de forma tão sistemática e tão eficaz, sem nenhuma resistência da oposição, que acabam por adquirir um manto de verdade. Em 2010, o Brasil cresceu 7,5%, mas a partir de uma base muito baixa. Em 2009, houve uma recessão. Nos outros anos, o crescimento foi relativamente tímido. Em média, o Brasil cresceu menos que a América Latina e os países emergentes nesse período. Os argumentos do governo, de que a classe média se tornou maioria no país, são totalmente falaciosos. Classe média não mora em favela nem ganha dois ou três salários mínimos, ou até menos que isso por mês. Aconteceu é que o PT – como se fosse o Ministério da Verdade do livro 1984, de George Orwell – começou a criar novas categorias econômicas para dar êxito a um governo que é um fracasso. Inventou uma nova classe C, que seria uma outra classe média, diferente da classe média tradicional, e construiu a ideia de que o Brasil é um país de classe média. Não é. É um país de miseráveis.
*
ÉPOCA – O Bolsa Família não é uma saída para reduzir a miséria no país? Esse crédito não deveria ser dado ao governo petista?
Villa – Ninguém discorda de que precisa haver programas assistenciais, mas não só para a população não morrer de fome. É preciso criar meios para enfrentar a miséria e a pobreza. Não meios que as petrifiquem, como os programas do PT. O governo gasta 0,5% do PIB com o Bolsa Família, mas não consegue transformar a vida das pessoas. Enquanto isso, metade do país não tem saneamento básico, a situação da infraestrutura é lamentável, e o analfabetismo funcional e real não para de subir.
———————————————————–
“O PT estabeleceu uma sólida
aliança entre a base da pirâmide
e o grande capital”
ÉPOCA – No livro, o senhor dedica um bom espaço aos casos de corrupção, em especial ao mensalão, e diz que PT não combateu a corrupção como deveria. Só aconteceu coisa ruim nesses dez anos?
Villa – Como historiador, não tenho culpa de que o volume de casos de corrupção tenha sido o maior da história republicana do Brasil. Nunca antes na história deste país houve tanta corrupção quanto na década petista. Gostaria de que não fosse assim, mas a sucessão de problemas nos ministérios, de desvios de recursos, nos dois governos Lula e no governo Dilma, é um recorde. A década petista é a década do discurso, a década da falácia. Não há realização material. Que grande obra pública foi construída nesses dez anos? Que usina hidrelétrica foi construí­da nesses dez anos? Nenhuma. A transposição do São Francisco, um fracasso. Estradas, fracasso. Ferrovias, fracasso. Portos, fracasso. Aeroportos, fracasso. Há apenas a tentativa de construir alguns estádios de futebol, mas não resolveremos problemas sociais com coliseus do século XXI. O PT é bom no palanque, mas um péssimo gestor da economia.
*
ÉPOCA – Como o senhor explica, então, os altos índices de popularidade de Dilma nas pesquisas?
Villa – Essas pesquisas não servem para nada. Não permitem a compreensão da realidade, até pela forma como as perguntas são feitas pelos institutos de pesquisa e respondidas pelos entrevistados. As pesquisas dão apenas uma noção de como as pessoas veem o debate político. Mesmo tendo uma parcela considerável dos eleitores, o PT nunca venceu uma eleição presidencial no primeiro turno. Em 2002, quando era oposição, ganhou no segundo turno. Em 2006 e 2010, quando era governo, idem. Em 2010, até uma semana antes do pleito, diziam que Dilma teria 54% dos votos no primeiro turno. Teve 46%. Sempre há uma superavaliação da popularidade do governo. Se os índices de popularidade fossem tão altos, o PT teria ganhado as eleições no primeiro turno, especialmente em 2006 e em 2010. Em 2010, apesar da derrota, a oposição recebeu 44% dos votos no segundo turno.
*
ÉPOCA – Em sua opinião, o que levou o PT a ganhar três eleições seguidas?
Villa – Com o Bolsa Família e o “Bolsa Empresário”, bancado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o PT estabeleceu uma sólida aliança entre a base da pirâmide e o grande capital. Levando em conta que o Bolsa Família tem 13,5 milhões de famílias cadastradas, e cada família tem, no mínimo, três eleitores – o pai, a mãe e um filho com mais de 16 anos –, só aí são 50 milhões de pessoas, o equivalente a quase um terço do eleitorado. Ao mesmo tempo, o governo se aliou a grandes proprietários de terra, construtoras e aos setores mineral e industrial. O BNDES virou um instrumento de enorme eficácia para fortalecer essa aliança entre o PT e o grande capital. Essas alianças, no topo e na base da pirâmide, alcançaram tal solidez que, hoje, é muito difícil rompê-las. A oposição não consegue entender que essa estrutura precisa ser rompida, mas só pode ser rompida fazendo política. A oposição não sabe fazer política. Quer chegar ao poder sem fazer política. Não por acaso, foi derrotada nas eleições de 2002, 2006, 2010. Ao que tudo indica será derrotada em 2014 de novo.
*
ÉPOCA – A que o senhor atribui essa fragilidade da oposição?
Villa – De um lado, o PSDB, o principal partido de oposição, não é um partido de fato. Está na oposição, mas não é oposição. É curioso. No populismo, o símbolo maior da oposição era a UDN. Nos tempos mais recentes, o PT. Qualquer oposição age diuturnamente criticando o governo e buscando uma aproximação com a sociedade, pensando sempre na próxima eleição, como fazia o PT no governo Fernando Henrique. O PSDB, não. A impressão é que o PSDB se sente constrangido de ser oposição. Parece que executa essa tarefa com desagrado. A oposição tem de ser agressiva. Quando o governo apresentar seus projetos, a oposição tem de se levantar, falar que tudo aquilo está errado, como a gente vê na Inglaterra, na França, em Portugal, na Espanha, na Alemanha, nos Estados Unidos.
*
ÉPOCA – No livro, o senhor diz que o ex-presidente Fernando Henrique cometeu um erro grave, ao ser contra o impeachment de Lula em 2005, para investigar sua participação no mensalão. Por quê?
Villa – Para mim, Lula é o réu oculto do mensalão. Ele tinha ciência de tudo aquilo, chegou a ter até dois encontros com Marcos Valério. Pode não ter participado da organização do esquema, mas era o principal favorecido. Na estrutura do PT, o chefe da quadrilha, José Dirceu, não faria aquilo sem a concordância de Lula. Agora, o que fez Fernando Henrique? Saiu dizendo que um processo de impeachment de Lula criaria uma crise institucional, afetaria a economia, o crescimento do país. Essa é uma dívida histórica que ele tem com o povo brasileiro. No momento em que o PT estava nas cordas, em vez de levá-lo a nocaute, como o PT faria se estivesse do outro lado, o que o PSDB fez, por meio de seu principal líder, foi deixar Lula sangrando nas cordas, acreditando que o nocautearia facilmente nas eleições de 2006. A oposição teve medo, e esse medo é que deu combustível para que o PT virasse o jogo, estabelecesse uma aliança sólida com o PMDB e partidos satélites e criasse o novo Lula, no último ano do primeiro governo. Esse novo Lula é produto de uma leitura de conjuntura equivocada e danosa para o futuro do país. E essa leitura foi feita por Fernando Henrique e pelo PSDB.

DO BLOG THAISA GALVÃO

ENCONTRO DE BLOGUEIROS ACONTECERÁ EM CERRO CORÁ E TERÁ EXPOSIÇÃO DE HB20

A Pousada da Colina promoverá na noite do dia 18 de dezembro um encontro de blogueiros do Seridó e outras regiões do Rio Grande do Norte, mas, o microempresario João Marcelo Pereira alerta para a necessidade dos blogueiros convidados confirmarem a participação pelo seguinte endereço eletrônico: colinapousada@hotmail.com . O empreendedor João M. Pereira pede informações como o nome do editor do blog, número  de telefone para contato, cidade  e enderenço online do blog.

João M. Pereira já havia dito, em post anterior no CERRO CORÁ NEWS, que havia o interesse da Pousada da Colina em mostrar pros blogueiros o que está sendo feito de investimento no turismo regional, por exemplo, na Serra de Santana e em Cerro Corá, que também acaba estimulando esse tipo de negócio em municípios vizinhos, como Bodó e Lagoa Nova, e reflexo, inclusive em cidades polos, como é o caso de Currais Novos, onde, devido a grande presença de público no Festival de Inverno, que era realizado tradicionalmente em maio e este ano foi promovido em agosto, acaba levando hóspedes para cidades vizinhas.

Segundo Pereira, a ideia inicial do encontro "era fazer com que os blogueiros tivesse a oportunidade de se conhecerem pessoalmente" e não ficassem restritos ao conhecimento "on line". Ele disse que a proposta do encontro já está tendo repercussão, pois, se no encontro já estava previsto um jantar e um show com a banda pop cerrocoraense "Mistura Fina", o blogueiro Marcos Dantas, de Caicó, passou a trabalhar a idéia de se promover uma mesa redonda entre os blogueiros do Seridó e de outras regiões, inclusive com a presença de jornalistas de Natal.

Pereira também confirmou que o colunista do portal "No Minuto", Marcos Pedroza, ao saber do encontro, tomou a iniciativa de colaborar com o evento. E por intermédio de um amigo, a concessionária Hyundai, fabricantes de automóveis sul-coreana, doou dois tablets Samsung Galaxy 7 para serem sorteados com os blogueiros. 

M
arcos Pedroza também confirmou a João M. Pereira, por e-mail, que a Hyundai vai expor nos jardins da Pousada da Colina, que fica á margem do açude Eloy de Souza, na zona urbana de Cerro Corá, duas versões dos carros HB20. "O encontro será uma oportunidade dos blogueiros se conhecerem, trocar ideais e experiências, além de fazer um ótimo passeio a uma cidade de clima maravilhoso", reforçou Pedroza.

FONTE: CERROCORANEWS