quinta-feira, 28 de abril de 2011

Nenhuma liderança do DEM estava no aeródromo

Ausência sentida agora há pouco no Aeródromo "Senador Agenor Maria", em Currais Novos foi do comando do DEM na segunda maior cidade do Seridó... O prefeito Geraldo Gomes, segundo sua assessoria, já tinha compromissos em Natal para assinar um convênio e justificou a ausência...

O Blog também ligou para o vereador João Neto (DEM) e ele alegou que não estava sabendo. "Ela chegou ou vai chegar ainda? Não sei de nada. Não fui comunicado de nada. Estive com Geraldo Gomes ontem à noite e não me falou nada", narrou. De Currais Novos, apenas o ex-vereador Tino Bezerra, que preside o PMDB local e alguns cargos comissionados.

FONTE: MARCOS DANTAS

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PARA REFLETIR

"Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância."

Derek Bok

Recurso de ajuste do Fundeb já está disponível

ASCOM-FNDE (Brasília) – O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu nesta segunda-feira, 25, R$ 1.084.689.891,55 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) referente a ajuste anual do exercício 2010 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que foram destinados aos governos estaduais e municipais dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Cerca de 70% das prefeituras de todo o país podem parar de receber transferências voluntárias do governo federal porque não prestaram contas do dinhei

Cerca de 70% das prefeituras de todo o país podem parar de receber transferências voluntárias do governo federal porque não prestaram contas do dinheiro investido em educação em 2010. O prazo termina neste sábado e, até as 15h30 de hoje (27), apenas 1.646 dos mais de cinco mil municípios tinham enviado a prestação de contas.

Os governos municipais devem acessar o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para inserir as informações. Pela lei, o município ou estado é obrigado a investir, no mínimo, 25% da sua arrecadação em educação. O Siope calcula se esse patamar foi atingido a partir dos investimentos declarados pela prefeitura. Para as secretarias estaduais, o prazo se encerra somente em 31 de maio.

Se o governo estadual ou municipal não tiver aplicado o mínimo de 25% na área em 2010, o FNDE envia automaticamente um comunicado aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público, informando o não cumprimento da lei. A prefeitura também fica impedida de receber recursos de convênios já firmados com a União ou de firmar novos convênios.

FONTE: ROBSON PIRES E MEC

Ausência de respostas por parte do Governo Rosalba Ciarlini l só reforça indicativo de greve dos trabalhadores da rede estadual

A direção do Sinte/RN esteve reunida em audiência mais uma vez com a Casa Civil na tarde desta quarta-feira, 20. Segundo a coordenadora geral Fátima Cardoso, pela segunda vez se tratou da mesma pauta com a Casa Civil, sem se obter resposta alguma. Sendo assim, nada mais restou senão afirmar categoricamente que no próximo dia 28/04, a categoria tirará o indicativo de greve, durante assembleia, às 14h30 min, na Escola Winston Churchill. Como reação, a Casa Civil respondeu que deverá apresentar uma proposta até o dia 27/04.


Para a coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso, a expectativa da direção do Sindicato era de uma resposta positiva quanto ao pagamento aos que foram enquadrados e tiveram os nomes publicados no último dia 08/04, bem como a data de pagamento da segunda parcela do Plano aos demais funcionários. Segundo Fátima, o tema foi tratado de forma tão evasiva que a direção do Sinte acredita que o assunto sequer tenha sido discutido com as outras instâncias do Governo. Neste caso a direção solicitou a realização de uma nova audiência com a presença dos secretários de Administração e Planejamento. Na ocasião O secretário-chefe da Casa Cívil, Paulo de Tarso, assegurou que fará a convocação aos secretários objetivando uma tomada de posição coletiva. Ele argumentou que só pode tratar destas questões após a apreciação do comportamento do Estado na apuração do término deste quadrimestre, que se encerra no dia 30 de abril, cujo resultado só será divulgado a partir da segunda quinzema de maio.

Outro ponto da pauta discutido diz respeito a necessidade do envio do projeto de lei para se fazer ajustes ao Plano de Carreira, que necessita de revisão no seu conteúdo em benefício da categoria. Foi ainda cobrado o pagamento aos pensionistas. A Direção do Sinte exigiu as publicações e o pagamento

O fechador está de volta

O vereador-médico Eduardo Pontes disse que o governo Rosalba está trazendo de volta a figura do fechador: “fechou o hospital Maria Alice em Natal e o o hospital de Nova Cruz também está fechando e o hospital de Currais Novos está indo no mesmo caminho”.

Pediu a união de todos os vereadores para irem a governadora cobrar uma providência para o hospital.

Em aparte, o vereador Moreira lembrou que enquanto está se fechando hospitais de outras cidades em Mossoró, acontece justamente o contrário, lá foi inaugurado recentemente mais um hospital.

FONTE: VLAudey Liberato
.

72% do lixo coletado no RN não é tratado adequadamente

O Rio Grande do Norte não dá um destino adequado a 72,7% do lixo que produz. O dado preocupante foi divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) no estudo “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2010”. O panorama é publicado todos os anos desde 2003, com o detalhamento da coleta e tratamento do lixo no Brasil, incluindo os estados. O RN tem o segundo pior desempenho do Nordeste e o sétimo pior do Brasil, com uma performance significativamente abaixo do nível nacional.

De acordo com o diretor executivo da Abrelpe, Carlos Roberto Vieira, tratar adequadamente os resíduos sólidos é, na maior parte dos casos, levar a um aterro sanitário com licença e controle ambiental fiscalizados pelos órgãos competentes. Há casos de municípios que destinam o seu lixo para aterros “não-oficiais”, sem controle ambiental algum. Nas demais situações, os resíduos são jogados nos lixões. “Destinar os resíduos corretamente é colocá-lo num aterro, que é uma obra de engenharia com capacidade de armazenar o lixo sem perigos de contaminação do ar, do solo, da água. As outras formas de destinação são passíveis de contaminação”, diz.

Nesse contexto, a média do Brasil é de tratar adequadamente 56,7% do lixo produzido, enquanto o RN trabalha de forma correta apenas 27,3% daquilo que gera. Em ambos os casos, os números significam uma pequena evolução comparando-se com 2009. O RN, por exemplo, tratou 1,2% a mais em aterros sanitários em 2010, com relação ao ano passado. Contudo, a geração de lixo no total cresceu 12,6% em todo o Estado. Resultado: o aumento da destinação adequada não acompanhou o aumento de resíduos produzido e, por isso, há mais lixo despejado em locais impróprios.

A situação do Estado, nesse ponto, se repete no restante do país. “Tivemos uma evolução discreta contra um aumento de 23 milhões de toneladas de lixo. Então, uma coisa não compensou a outra, além de que a coleta seletiva e a reciclagem são pequenas e estão estagnadas. Não estamos avançando”, relata Carlos Roberto Vieira.

Contudo, a tendência a partir de agora é o aumento da responsabilização de estados e municípios pelo destino do lixo. O Plano Nacional de Tratamento de Resíduos Sólidos deve ser viabilizado até julho desse ano. O objetivo é impedir a proliferação de casos como no RN, com toneladas de lixo despejadas sem nenhum cuidado.

Da Tribuna do Norte/Vlaudy

e