sábado, 12 de setembro de 2009

OPNIÃO

MESMO COM CRISE: SE FOSSE ANO DE
ELEIÇÃO ELES SERIAM CANDIDATO À REELEIÇÃO?


É indiscutível a questão da crise que assola as prefeituras devido as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios [FPM].

Uma prefeitura já fechou as portas e outras ameaçam fechar.

Não apenas os prefeitos, mas ninguém consegue administrar sem recursos.

E quando se trata dos prefeitos, e, principalmente, das prefeituras que sobrevivem praticamente dos recursos repassados pelo Governo Federal, são meros assinadores de cheques, aí a coisa complica.

Diante a crise, é preciso mostrar que o prefeito é um bom administrador, pois, os bons administradores aprendem a sobreviver, escapar, diante uma crise.

Ninguém espera que uma crise aconteça, mesmo assim, caso não esteja preparado é sempre bom ter um plano B.

Agora, a verdade é que, muitos prefeitos lotam as administrações com familiares, empregando gatos e cachorros e não querem que o familiar perca a “boquinha” do dinheiro público porque senão vai sobrar para ele arcar com algumas despesas, não demitem ou reduzem o salário de muitos desses familiares que ocupam cargos de confiança e ganham bem.

Deveria reduzir e quando a crise for sendo erradicada aí pode voltar com os gordos salários.

Administração não é um beco sem saída. Existem vários caminhos para trilhar. Agora, o administrador não quer mexer com os deles e sacrificar o funcionalismo público aí é outra questão.

Agora uma dúvida que o leitor do blog pode participar enviando seu Pitaco: mesmo diante toda crise, se este ano fosse de eleição municipal, algum desses prefeitos que podem concorrer à reeleição seria ou não candidato?

Com crise ou sem, a realidade é que muitos brigam para sentar [alguns pastoram] na cadeira de prefeito.

Autor: ACLECIVAM SOARES
.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

RN 45

Neste sábado mais uma Encontro RN 45 com dirigentes e simpatizantes do PSDB, desta feita será em Santa Cruz, na Câmara Municipal às 9 horas.

Iremos participar juntamente com alguns companheiros do PSDB de Cerro Corá e simpatizantes.

.

ROGÉRIO NO RÁDIO


Pela manhã, na chegada a Natal, ouvindo a 95 FM, ouvi o deputado federal Rogério Marinho dizendo da possibilidade de numa coligação com o DEM em 2010, fazer parte da chapa majoritária ao lado da candidata ao Governo Rosalba ou candidatura ao senado.


Rogério disse da preferência pelo nome da Senadora Rosalba para o governo do estado em 2010.

.

SESSÃO DA CÂMARA AS 19 HORAS

Na Sessão de hoje deveremos ter a participação do Secretário Mun. de Saúde para prestar informações das atividades da pasta, que hoje é uma das mais criticadas, pelos usuários do SUS e Vereadores.

Em seguida teremos também a participação dos Vereadores de Bodó, que buscam juntamente com a Câmara de Cerro Corá buscar uma solução para as questões da divisa Bodó/Cerro Corá, prolblemas na elaboração da lei de criação de Bodó que agora desejamos resolver em harmonia, já que sabemos que parte do território que sempre pertenceu a Bodó pelas coordenadas na elaboração da Lei passaram a ser considerado pelo IBGE como sendo de Cerro Corá e um Povoado de Cerro Corá fica uma ilha para Bodó.

Desejamos uma solução definitiva nesta divisa e a Câmara de Cerro Corá irá participar juntamente com a de Bodó.

Em seguida seguiremos com os debates dos nossos vereadores e votação das Leis e requerimentos.

.

EM BUSCA DE AÇÕES PARA O NOSSO MUNICÍPIO

Estive em Natal, tratar assuntos de interesse do nosso município, FECAM diplomas concluites curso básico informática Telecentro e substituição computadores.
Com o Deputado Federal Rogério Marinho, Lançamento Livro História da Câmara e Bibliografia de todos os vereadores e ações para o nosso município, conversa muito animadora, espero a concretização das ações com apoio do nosso Deputado Federal Rogério Marinho.

Em breve comunicaremos as ações.
.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

VEM AI O I FORUM MUNICIPAL SOBRE DROGAS

Hoje foi formada a comissão organizadora para a realização do I Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre drogas.

A referida comissão contará com um representante do Poder legislativo, foi indicado o Vereador Evilásio Bezerra.
Foi realiza da primeira reunião pela manhã na Central dos Conselhos e às 15 horas haverá outra para tratar da organização do Fórum e da lei para o Conselho Municipal Anti-drogas.
O vereador Ronaldo Vilar foi o autor do requerimento para a realização deste Fórum, através do requerimento 145 de 22/05/2009, no mesmo requerimento é solicitado também a colocação em funcionamento do Conselho Municipal Anti-Drogas.
.

PREFEITO DE SÃO VICENTE FECHA PREFEITURA

Prefeito fechou a Prefeitura e manda os funcionários pra casa.

Sem dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios, o prefeito de São Vicente, no Seridó, radicalizou.

Fechou a Prefeitura.

Só os serviços de Educação, Saúde e Limpeza Pública estão funcionando.
A Tesouraria também.

Metade dos cerca de 300 funcionários foram dispensados, já que não receberão os salários.

“Já que não estou conseguindo mais pagar os salários normalmente, achava uma injustiça ter que obrigar os funcionários a comparecer ao trabalho todos os dias”, justifica o prefeito.

Desde janeiro deste ano, segundo cálculos do prefeito, o município já perdeu cerca de R$ 247 mil.
A folha de pagamento dos servidores gira em torno de R$ 180 mil.

.

JARDIM DO SERIDÓ

Mais um município do Seridó já agiliza processo para antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara.

A Câmara Municipal de Jardim do Seridó também já articula a mudança no regimento interno para antecipar a eleição da Mesa Diretora. Na sessão desta quarta-feira (9), os vereadores já iniciaram os debates para a reformulação do Regimento Interno da Casa, onde constará a possibilidade de antecipação da eleição.

Outras cidades da região também já realizaram a eleição da presidência de suas Câmaras para o biênio 2011/2012. Currais Novos, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Ouro Branco e Florânia já anteciparam. O Poder Legislativo de São Vicente já marcou a eleição para a próxima segunda-feira (14).
Fonte: Blog Marcos Dantas

DIRETORA DO HOSPITAL RENUNCIA CARGO


A Diretora da Unidade Mista Clotilde Santina, a Senhora Kercia Freitas, anunciou sua renúncia ao cargo, voltando a exercer sua função de Auxiliar de enfermagem, a mesma em conversação com colegas de trabalho, justificou sua saída pela falta de apoio por parte da administração.


Seu nome hoje já consta na escala de plantões para o mês de outubro de 2009, ...e a Secretaria Municipal de Saúde continua perdendo forças, Agora fica a expectativa "quem será a proxima ???.....".

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SERRA NA FRENTE


PARA REFLETIR

Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéias para mudar".

(Francis Bacon)

COMISSÃO PROVISSÓRIA PSDB RN

O PSDB do Rio Grande do Norte tem novo comando até o dia 25 de setembro, quando ocorre a convenção do partido que indicará o novo presidente.
A Executiva Nacional da legenda, “tendo em vista a renúncia de mais metade dos membros da Comissão Executiva Estadual”, designou nesta quarta-feira (9) onze membros para compor a comissão provisória da legenda.

O ex-presidente estadual do partido, ex-senador Geraldo Melo, que segue para o PPS, renunciou ao cargo na última sexta-feira (4) e foi seguido por parte dos componentes da Executiva Estadual.

No entanto, quem comandará a comissão provisória e, consequentemente, vai dirigir a convenção da legenda que elegerá o deputado Rogério Marinho para a presidência do partido, será o ex-prefeito e Maxaranguape, Amaro Saturnino, ex-vice-presidente do partido no estado.

Além de Saturnino, o presidente de Honra do PSDB e ex-deputado João Faustino também está na comissão, assumindo a secretaria da legenda. Clécio Santos, auxiliar de Rogério Marinho, será o tesoureiro do partido.

.

PSDB X GERALDO MELO

Nos últimos dias venho sendo indagado sobre meu posicionamento político, se saio ou fico no PSDB, continuo no PSDB, pois sou daqueles que acredito na renovação da classe política, sem desmerecer os méritos dos caciques políticos antigos.

Rogério vem fazendo um bom trabalho de crescimento do PSDB no RN e por isso permanecerei no partido onde tive a chance de ingressar na vida política, me elegendo vereador por duas vezes e agora estou como presidente do Diretório Municipal, espero continuar contribuindo para o desenvolvimento do nosso município e crescimento do PSDB.

Em nosso município já iniciamos uma campanha para novas filiações, já tendo nos últimos dias obtido a filiação de cerca de 40 filiados novos, correspondente a 50 porcento do número de filiados que já temos o que mostra o crescimento do nosso partido. Já ultrapassamos a meta que era de 5 porcento a mais de filiados.

Após a eleição do novo Diretório estadual iremos fazer a nossa eleição e continuarmos no rumo do crescimento do PSDB.
.

CALAR BLOGS


No último final de semana, estive conversando com alguns blogueiros da região, onde falaram que alguns poderosos da região, incomodados com os fatos verídicos relatados nos blogs, fazem ameaça de processos judiciais para tentar calar.

Usar a Justiça como forma de intimidação é um expediente que não assusta aqueles que dizem a verdade, mas infelizmente alguns esquecem que não estão acima de todos por ter o poder do povo em suas mãos.

Dizem que tem alguns prefeitos de nossa região, que ficam super chateados quando lêem matérias nos blogs.

Aqui vai uma sugestão aos mesmos, ao invés de ficarem ameaçando, façam o trabalho que o povo que lhe deu o poder reinvidica e precisa.

Os blogs são ferramentas de comunicação utilizada de acordo com a liberdade de expressão de seus autores, seguindo a temática proposta pelo blog, consciente da responsabilidade pelo que se escreve.

.

PREFEITO CASSADO DUAS VEZES EM 24 HORAS

A Juíza de Pedro Velho, Tatiana Lobo Maia, cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito eleitos da cidade pela segunda vez em 24 horas.

A decisão, publicada na edição do Diário da Justiça desta quarta-feira (9), foi tomada após denúncia do Ministério Público de que Elizeu Jalmir de Macedo e André Marques Jorge compraram votos (captação ilícita de sufrágio) durante as eleições de2008.

A edição do Diário da Justiça desta terça-feira (8) já trazia a cassação dos mandatos de Elizeu Jalmir de Macedo e André Marques Jorge.

A decisão determinava que Lenivaldo Brasil Fernandes tomasse posse como prefeito de Pedro Velho, cidade distante 78 quilômetros de Natal.

Segundo denúncia do Ministério Público, no início de agosto de 2008, “durante a campanha eleitoral, o candidato a prefeito de Pedro Velho, Elizeu Jalmir de Macedo, ofereceu e entregou vantagem pessoal a eleitores deste Município, membros de uma mesma família, consistente em conserto e reposição de peças de veículo automotor de propriedade de um dos eleitores, com o fim de obter-lhes o voto à reeleição”.

Fonte.http://www.nominuto.com/noticias/politica/pedro-velho-justica-cassa-mandado-de-prefeito-pela-segunda-vez-em-24-horas/37995/

DIVERSAS

São Vicente
Eleição da Mesa Diretora da Câmara é antecipada e vereadores travam disputa nos bastidores

Mais uma Câmara Municipal antecipou a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012.

O anúncio foi feito na sessão desta terça-feira (8) e o assunto vem mexendo com os bastidores políticos de São Vicente. A iniciativa partiu do presidente da casa, vereador Erivan Laurentino (PSB), que de acordo com o regimento interno, também está apto a disputar à reeleição. Erivan não admitiu que poderá ser candidato, mas seu nome é cotado nos bastidores.

Alias, outros vereadores também são cotados para disputar a presidência da Câmara. O vereador Tico Malaquias (PMDB) e José Mecifran, o Neguinho (PR) trabalham nos bastidores para viabilizarem seus nomes. Mas, a vereadora Iracema Lima (PMDB) também não esconde seu desejo de presidir a Câmara e segundo uma fonte que tem trânsito livre ao prefeito Dr. Bezerra Neto (PSB), a vereadora é o nome preferido para representar o sistema governista.

Em tempo, ninguém confirma nada. O assunto e conversas para negociação das chapas estão só nos bastidores. O prazo para apresentação das chapas se vence no dia da eleição, ou seja, na segunda-feira (14), 10 minutos antes da sessão.
Fonte: http://www.marcosdantas.com/

____________________________________________________________________
Cerro Corá
Ex-presidente da Câmara é condenado e multado pelo TCE e terá ainda que restituir dinheiro aos cofres públicos


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apreciou recentemente o processo Nº 003995/2003, referente à Documentação Comprobatória de Despesa do 3° trimestre de 2002, quando o ex-vereador Francisco Paulo da Silva, o Tico (PPS) presidiu a Câmara Municipal de Cerro Corá, no biênio 2001-2002.

A Primeira Câmara de Contas julgou as contas irregulares. O conselheiro Paulo Roberto Alves foi o relator do processo.

Segundo informações do Acórdão N° 792/2009, o ex-vereador terá que restituir ao erário o montante de R$ 490,00 devidamente atualizado, relativo ao pagamento indevido de diárias.

Francisco Paulo da Silva (PPS), ainda obteve duas multas: uma de R$ 500,00 pela contratação de assessoria contábil sem concurso público e outra de R$ 300,00 pela concessão indevida de diárias

Fonte:http://www.marcosdantas.com/
_________________________________________________________________

Parelhas
Geraldo Melo poderá perder apoio para Rogério Marinho no Seridó devido ter trocado o PSDB pelo PPS

O presidente do Diretório do PSDB de Parelhas, secretário de Turismo Carlos Alberto Assis de Araújo confirmou ao Blog que seu grupo político poderá rever o apoio que emprestaria ao ex-senador Geraldo Melo, caso ele dispute a Câmara dos Deputados no próximo ano.
O motivo seria a mudança partidária que o ex-governador anunciou na semana passada. "Vamos reunir o partido essa semana e vamos vê a questão de 2010", informou Carlos Alberto.

Indagado sobre o apoio do PSDB de Parelhas para deputado federal, Carlos Alberto que é esposo da vereadora Drª Daguia Araújo (PSDB), informou que seu grupo está conversando com o deputado federal Rogério Marinho (PSDB). "Mas, ainda não existe nada de concreto.

Apenas é uma tendência. Pois vamos ouvir o partido para decidir, já que ninguém apóia sozinho", declarou. Em relação a deputado estadual, Carlos Alberto assegurou que seu partido marchará com a candidatura do ex-prefeito Antônio Petrônilo (PMDB).

Sobre Governo e Senado, o PSDB irá conversar ainda com o ex-prefeito e o prefeito Francisco Medeiros (PT).

Fonte:http://www.marcosdantas.com/

REVISTA FÁCIL NORDESTE NO SERIDÓ

Os municípios que integram o Roteiro Seridó (Acari, Currais Novos, Cerro-Corá, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Jardim do Seridó e Caicó) estão recebendo a equipe da Revista Fácil Nordeste, que já está em campo conforme o roteiro abaixo para fazer uma matéria sobre as potencialidades e os produtos turísticos da região.

A Revista Fácil Nordeste circulará no mês de SETEMBRO/2009, sua EDIÇÃO ESPECIAL, comemorativa à EDIÇÃO DE Nº. 100 com tiragem de 80.000 exemplares, que será distribuída em bancas, para assinantes em todo o País e por mala direta direcionada para um público leitor que se concentra nas faixas A e B. Também será distribuída no Congresso da ABAV, maior feira de turismo do Brasil, que acontecerá em outubro no Rio de Janeiro e na FIT em Buenos Aires.

Essa iniciativa é do SEBRAE com apoio dos parceiros para promoção e divulgação do Roteiro Seridó, que terá uma participação na edição acima citada, com anúncio de um módulo na matéria que será publicada abordando todo o potencial da região e mostrando as belezas naturais das cidades que compõem o Roteiro do Seridó.

O apoio das Prefeituras através das Secretarias Municipais de Turismo se dá através do fornecimento de hospedagem e alimentação para a equipe que é composta por dois jornalistas, um guia e o motorista. Nos locais onde é cobrada alguma taxa de visitação, tais como os museus, sítios arqueológicos e outros atrativos devem ficar a cargo do contato entre a Prefeitura e o responsável pelo atrativo.

O guia regional Keiko está acompanhando a equipe durante todo o percurso.

Outras informações no site: www.facilnordeste.com.br/
.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

NOVAS POSTAGENS

Estou acometido de uma gripe, logo que estiver recuperado voltarei a postar novas noticias e comentários.
.