quinta-feira, 21 de abril de 2011

21 de ABRIL DIA DE TIRADENTES

No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nascido em São João Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.

O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.

A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.

Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.

O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.

Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.

Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.

Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

MUITA CHUVA NA SERRA E CLIMA FRIO










Chuveu praticamente durante toda a noite e madrugada desta quinta feira em Cerro Corá e ao amanhecer o clima que todos gostam, muito frio e um a bela paisagem para se curtir.


.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

ORIGEM DA SEMANA SANTA



A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.

Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.

Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.

Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.

Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.

Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.

Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressureição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.

Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Vereadores de Cerro Corá aprovaram reajuste do servidor com retroativo parcelado

Sendo única matéria na pauta da sessão da noite desta terça-feira (19), na Câmara Municipal os vereadores de Cerro Corá aprovaram O PROJETO DE LEI 004/2011, que tratava do reajuste salarial dos servidores públicos Municipais retroativo a Janeiro de 2011, o vereador Ronaldo Vilar apresentou uma emenda, onde solicitava o pagamento do valor devido aos servidores e não pago desde janeiro parcelado em três vezes, mas foi rejeitada pelos companheiros que preferiram atender a determinação do prefeito que colocou no projeto o pagamento do atrasado em seis vezes. Sendo assim todos foram unânime na aprovação do reajuste foi de 6,86%.

Não podemos esquecwer que no primeiro projeto o Prefeito propôs reajuste somente para quem recebia menos que o salário mínimo, o segundo só sobre o salário base e a partir de ABRIL, o primeiro foi rejeitado, o segundo retirado pelo Prefeito e o terceiro foi aprovado pois veio da forma que os vereadores da oposição desejavam e alguns que apoiam o prefeito. No final os servidores foram atendidos no seu DIREITO DE TEREM SEUS REAJUSTES DESDE JANEIRO.

.FONTE: DJAILDO E VEREADOR RONALDO VILAR

terça-feira, 19 de abril de 2011

REAJUSTE DOS SERVIDORES SERÁ VOTADO PELA CÂMARA HOJE

Na sessão da Cãmara de hoje será votado o Projeto de Lei 004/2011, que trata do reajuste do salário dos servidores municipais.

Um fato curioso , se não cômico, é que esta ano foram enviados três projetos tratando do reajuste dos servidores, o PL 001 foi rejeitado, com votos até dos vereadores que apoiam o governo municipal, já que só concedia aumento aos servidores que tivessem sálário base menor que R$ 545, o segundo concedia aumento somente a partir de Abril e após apresentação de Emenda pelo Vereador Ronaldo que retroagia o reajuste a janeiro, foi retirado pelo Prefeito Municipal e encaminhado o terceiro PL 004 onde concede o aumento de 6,86% e reatroativo a janeiro com pagamento da diferença em 06 vezes.

O Vereador Ronaldo após análise do projeto e do valor referente a diferença de cada mês apresentou Emenda ao projeto para que o Pagamento seja efetuado em 03 parcelas, já que o município não fez o reajuste e o pagamento desde o mês e Janeiro por não ter compromisso com os servidores, recursos existem pois só de FPM e ICMS de janeiro até dia 08 de abril o municipio já recebeu mais que em 2010 o Valor de R$ 527.766,68.
.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tem pessoas que adoram fazer o mal!

É incrível como tem gente que vive em função do mal que fazem aos outros. Algumas pessoas gostam tanto de fazer o mal, que não adormecem enquanto não planejam algo de ruim para o dia seguinte. E o mal só atrai o mal, assim como o bem atrai o que é bom.


O que mais nos intriga é que existe tanta coisa boa pra ser feita. O mundo está precisando de pessoas boas, que fazem o bem, e que desejam o bem para os outros.


Mas, desde os tempos de jesus, e até mesmo antes do Filho de Deus, as pessoas que fazem o bem são perseguidas e invejadas por aqueles que nada fazem! Nada fazem de bom! Mas, o melhor da vida é saber que Deus estará sempre do lado dos bons! E ser bom não significa ser perfeito, sem mácula, sem defeitos.


Ser bom é buscar o bem, é caminhar diante das adversidades, é errar quando busca acertar. Ser bom é saber que o bem não será aceito por todos unanimimente. Há aqueles que amam o mal.


O que importa mesmo, é que Deus ama os bons e a estes protege sob seu manto sagrado!


BLOG DE GALVÃO

ACIDENTE EM CERRO CORÁ

No final de semana ocorreu um acidente na Praça Tomaz Pereira, onde um cidadão em sua moto foi atingido e o outro cidadão que estava no veículo, segundo pessoas que estavam na praça, fugiu sem prestar socorrro.


Será mais um crime automobilístico que ficará sem punição ???


.

Rogério Marinho é reconduzido na presidência e renova diretórios em convenção do PSDB




A convenção estadual do PSDB que reconduziu o deputado federal Rogério Marinho à presidência da sigla.Foi realizada na manhã deste sábado(16) na Câmara Municipal de Natal, com uma platéia de dá inveja a muitas convenções partidárias vindouras.

O Vereador em Serra Negra do Norte, Sergio Fernandes(Serginho) também foi reconduzido à presidência do PSDB Jovem potiguar. Aos 28 anos e formado em contabilidade, ele é o parlamentar mais jovem do partido no Estado. Além da recondução do deputado Rogério Marinho para a presidência estadual do PSDB, e Sergio Fernandes para o PSDB jovem, o sociólogo Rinaldo Barros foi alçado à condição de presidente do partido tucano em Natal. O tucano aproveitou ainda para anunciar o programa que será realizado pelo PSDB a partir de maio.


O “Pensar Natal” vai percorrer todos os bairros da cidade para levantar problemas e soluções. O objetivo é chegar ao final do ano com uma proposta alternativa para os natalenses. Com relação ao partido, que encerrou com a convenção estadual a renovação dos seus diretórios no RN, o parlamentar enfatizou o objetivo de cumprir o papel de oposição ao governo federal. Rogério cobrou ainda que os tucanos passem a ser, a partir de agora, um meio de comunicação com a sociedade.

“Nós do PSDB com muito orgulho estamos reunidos para dizer ao RN que não somos um partido de cartorial. Não somos um livro de ata, somos um organismo vivo, O PSDB precisa se construir como um canal de ligação entre os poderes constituídos e a sociedade, que vai legitimamente representar as reivindicações da sociedade”, disse. Estiveram presentes ao evento o presidente nacional do PSDB, o deputado federal Sérgio Guerra, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), os deputados federais Henrique Alves (PMDB), Felipe Maia (DEM) e Fábio Faria (PMN), o ex-senador e presidente de honra do PSDB, João Faustino, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), o secretário estadual de Agricultura, Betinho Rosado (DEM), além de deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de várias partes do estado.


O pré candidato a prefeito de Cerro Corá pelo PSDB, vereador Ronaldo Vilar esteve presente juntamente com Toinho Davi, José Valderes(Derinho), Erivan e quem também esteve presente foi o vereador Clidenor Pereira(Codô).


fonte: blog djaildo/Ronaldo

.

Professores de Cerro Corá rejeitam proposta do prefeito Raimundo Marcelino

Professores de Cerro Corá realizaram na ultima sexta-feira(15) a tarde uma assembléia na escola municipal Sebastiana Alves Nôga, na oportunidade eles tomaram conhecimento do envio do projeto de lei que implanta o piso salarial profissional nacional - PSPN, para o magistério publico de Cerro Corá.

Na assembléia os professores já encontravam-se com copia do projeto, inclusive o secretário de Administração Adevaldo Oliveira participou e mostrou os números proposto, sendo ignorado pela categoria, além do mais havia alguns erros questionados, e no fim não houve acordo, e a categoria rejeitou a proposta de 6,86% do prefeito.


O Novo projeto altera a lei municipal já existente do Plano de Cargos e altera a carga horária de 30 horas do Plano já existente para 40 horas.


Isso mostra o compromisso do Poder Executivo com os servidores do magistério municipal de Cerro Corá.


Fonte: blog djaildo e Ronaldovilar


.

Crise política entre a governadora Rosalba Ciarlini e o vice Robinson Faria

As recentes declarações da governador Rosalba Ciarlini, que criticou a criação do PSD, o que, para ela, teria como objetivo “destruir o DEM”, deflagram uma crise política entre a titular e o vice do Executivo.


O PSD, que foi criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, terá como presidente estadual no Rio Grande do Norte o vice-governador Robinson Faria. Ou seja, na prática, a governadora ao criticar a nova legenda atacou de frente o novo projeto partidário do seu vice, que ainda está filiado ao PMN.


FONTE: PANORAMA POLÍTICO.

SAÚDE DO RN

Do sintserpum .