quinta-feira, 24 de setembro de 2009

VEREADOR RONALDO VIAJA A NATAL

O Vereador Ronaldo Vilar, estará nesta Sexta-feira, 25, a Natal, onde tratará de assuntos de interesse do nosso município, na agenda, contatos com diversas entidades em busca de parcerias para a realização em dezembro da comemoração dos 55 anos da Instalação da Câmara Municipal.

Já estão marcadas audiências em diversas entidades para a efetivação das parcerias para o período de 07 a 11 de dezembro, os eventos serão realizados dentro das comemorações dos 55 Anos da Câmara Municipal.

Após a concretização das parcerias iremos divulgar as entidades parceiras.


Participará também da Convenção do Diretório Regional do PSDB, que deverá conduzir o Dep. Federal Rogério Marinho a condição de Presidente da Legenda no estado.

No Sábado participará do Seminário do PSDB Nacional que terá como tema “Educação e Inclusão Social”, estarão presentes Governadores, Deputados, deputados, vereadores e filiados.

O evento contará com a presença dos pré-candidatos a Presidência da República, governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG).

FRASES

Estão vendendo terreno na lua, esses suplentes não poderão assumir, porque os mesmos não foram eleitos”

(frase do deputado, José Carlos Aleluia (DEM), sobre a famigerada (PEC) dos suplentes)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PARA REFLETIR

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéias para mudar".

(Francis Bacon)

PSDB DISCUTE COMO AVANÇAR NA EDUCAÇÃO E NA INCLUSÃO SOCIAL

Governadores devem participar do evento neste sábado em Natal Militantes de 82 municípios devem participar do seminário que PSDB Nacional promoverá no próximo sábado em Natal.

O encontro, o quarto de uma série de seminários regionais que o partido está fazendo em diferentes regiões do País, terá como tema "Educação e Inclusão Social".

A exemplo do que ocorreu nos seminários anteriores, governadores do partido devem prestigiar do encontro. Também são convidados líderes do DEM e do PPS.

O evento será aberto às 9h pelos deputados Rogério Marinho e Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), presidente do Instituto Teotônio Vilela.

Em seguida, serão promovidos dois painéis. Sob a coordenação da senadora Marisa Serrano (MS), o primeiro debaterá "O Financiamento e a Qualidade do Ensino Público" e terá como participantes os secretários estaduais de educação de São Paulo, o ex-ministro Paulo Renato Souza, e de Minas Gerais, Vanessa Guimarães Pinto.

Com o tema "O futuro da Educação no Brasil: Oportunidades e Desafios", o segundo painel terá como palestrantes o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), presidentes de partidos convidados e, ainda, a participação de governadores.

Nos encontros regionais, o PSDB já discutiu os problemas e como avançar nos programas sociais, no agronegócio enquanto o último evento foi promovido em Aracaju (SE), no mês passado, e discorreu sobre o tema "Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social".

Os dois primeiros foram realizados em maio, em João Pessoa (PB), e em junho, em Foz do Iguaçu (PR).

Assessoria de Imprensa

PREFEITOS EM GREVE, CRIME DE PREVARICAÇÃO E SAÍDA PARA O POVO

Tem coisa mais cretina, torpe, inconsequente e descabida que o movimento de prefeitos no RN e pelo país, fechando portas de prefeitura? Diga aí.

Nenhum deles foi eleito para administrar o Banco Central, onde abunda dinheiro. Todos sabiam das dificulades inerentes ao cargo.

A postura de "greve" é bizarra. Esse é um direito preservado na Constituição do país, para uso como argumento de pressão de trabalhadores, na relação capital X trabalho.

Os grevistas engravatados traem o povo. A outorga popular do mandato lhes assegura o dever de gerir a coisa pública, estando ela com fartura nos cofres ou não. Quem não aguentar o tranco, renuncie.

No mínimo há crime de prevaricação. No mínimo existe argumento para a sociedade pedir impechament dos fujões.

Já imaginou se a cada crise o cidadão comum abandonasse sua moradia, em vez de buscar alternativas ao sustento da família?

O que esses prefeitos querem, nesse papel de vítima, é desviar a atenção dos reais problemas dos município: incapacidade de gestão.

Prospera o empreguismo, abunda o compadrio com o dinheiro público e graceja o desperdício. Em alguns casos, entendo, é excelente oportunidade de o povo mudar a fechadura da sede municipal.

Assim facilita a arrumação da casa.

Mantenham o prefeito longe. Eis a salvação.

Publicação: blogcarlossantos

DEPUTADO MANDA PREFEITOS TRABALHAREM

Sábado passado, dia 19 de setembro, num programa de rádio que mantém no Seridó, o deputado estadual, Nelter Queiroz, PMDB, mandou que os prefeitos da sua região fossem trabalhar ao invés de usarem o microfone de emissoras e de blogs, e ficarem falando em crise, pois dinheiro eles estão recebendo.

Essa afirmação foi do vereador de Jardim do Seridó, José Dantas, ontem, terça-feira, dia 22 de setembro, na sessão da Câmara de Municipal, dizendo o vereador que escutou na rádio quando vinha de Caicó. Esse recado de Nelter atinge vários gestores seridoenses.

Eles precisam se ajustar a nova realidade do FPM, deixarem de gastar em vão e terem parcimônia no que promovem, e que não vivam culpando o passado, teria dito o deputado.

Por Eliel Bezerra.

Realizado o I Fórum Municipal de Políticas Públicas Anti-drogas


Com a mudança de local o I Forum Municipal de Políticas Públicas sobre as Drogas, foi aberto hoje pela manhã no Centro de Convivência com Idosos - CCI, no bairro Tancredo Neves em Cerro Corá/RN.

O Presidente da ONG TULIPA Sr. Walter Antero Gomes Ribeiro falou do objetivo e do apoio obtido dos órgãos parceiros na realização desse Fórum.

Prefeito Raimundo Marcelino Borges(Novinho) fez a abertura oficial do Forum falando da importância do mesmo e expressou sua preocupação com os malefícios que as drogas trazem para as familias dos dependentes e a sociedade em geral. E ainda anunciou que já está vendo a possibilidade de realizar outro para tratar da prostituição e a violência.(foto abaixo).

Ronaldo Vilar Presidente da Câmara Municipal falou da iniciativa de ter requerido o Forum, e ainda chamou atenção para a criação do Conselho Municipal de combate as Drogas, conselho esse que aliado a outros meios de combater as Drogas poderam dar suporte as familias de dependentes. e ainda ressaltou a importância de Fórum e debates não só sobre as Drogas, mas para outros temas importantes.

Capitão Valmari Costa, comandante dos destacamentos de policia de varias cidades da região Serrana, falou da importância da realização de eventos como esse, e destacou o trabalho que vem sendo feito em sua área para combater as drogas inclusive o trabalho de repressão principalmente aos traficantes, mas que o trabalho de base deve ser sempre o de conscientizar a sociedade do não uso da droga.

Um bom número de participantes reunindo Vereadores, Secretários, Diretores de Escolas, professores, Conselheiros Tutelar, Agentes de Proteção e a sociedade em geral fizeram parte do Fórum.

Após a solenidade de abertura e depois do "Coffee Break" foi iniciada as palestras e o vereador Evilásio Medeiros Bezerra, coordenador do Iº Tema: "Prevenção ao uso de drogas" fez a leitura do tema, que foi proferido pelo palestrante o 2ºSGT PM - Vantuil José Carvalho Veira.

A programação foi a seguinte:

Palestras II Coordenada por JanyPaula da Silva
Tema II: "Trabalhando Crianças para vencer as drogas"
Palestrante. Sgt. Adaildo Benedito dos Santos

Palestra III Coordenada por Maria Amalia Quirino Olimpio
Tema III: "Cultura de Paz"
Palestrante. Cleber Pinheiro Costa

Palestra IV Coordenada por José Matias da Silva
Tema IV; "Fatores determinantes da violencia entre jovens.
Palestrante. Walter Antero Gomes Ribeiro

Finalizando Walter Antero fez os encaminhamentos para a criação do Conselho Municipal ant- Drogas.
FONTE: blogdjaildo

DO BLOG: como disse na abertura do Fórum espero que possamos fazer com que o Conselho municipal possa realmente trabalhar às políticas públicas para o combate ao consumo de drogas.

Fiquei muito satisfeiro em o Poder Executivo ter realizado este Fórum, o vereador Ronaldo Vilar foi o autor do requerimento para a realização deste Fórum, através do requerimento 145 de 22/05/2009, requerimento aprovado por todos os vereadores, no mesmo requerimento é solicitado também a colocação em funcionamento do Conselho Municipal Anti-Drogas e sugerido o convite ao Senhor Walter Antero, Presidente da ONG Tulipa para a formalização do referido conselho.

.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

SITUAÇÃO, QUE SITUAÇÃO???

Na votação do projeto de lei que criava a Contribuição para o Custeio de iluminação Pública, fui surpreendido pela não defesa do Projeto por nenhum dos Vereadores(a) que fazem parte da situação.

Inclusive não entendi o posicionamento de alguns que pela manhã diziam ter ouvido pessoas da comunidade que eram a favor e na votação não expressaram este posicionamento.


Como indaguei ao final da Sessão, o prefeito tem algum vereador(a) que lhe dar apoio na Câmara? Se tem não estavam lá, pois não defenderam o Projeto de Lei que tenho certeza ao ter sido enviado pelo prefeito devia o mesmo achar que contava com o voto dos que são SITUAÇÃO.


Parabenizo a todos, pois ao final todos ficaram ao lado do POVO, já que expressaram o seu voto pela REJEIÇÃO do projeto.
.

FOTOCHARGE

A Fotocharge é uma imagem de ficção e fantasia criada a partir de montagem gráfica. Portanto, não corresponde à realidade dos fatos.

HINO PASSA A SER OBRIGATÓRIO NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL


DA AGÊNCIA BRASIL

A partir de amanhã, as escolas públicas e particulares de ensino fundamental terão que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana.

A lei com a obrigação foi sancionada hoje pelo presidente em exercício, José Alencar, o guerreiro que resiste bravamente ao câncer.

A autoria da proposta é do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG).

Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.

Nota do Blog: Seria esta mais uma lei para ser desobecida!???

SESSÃO DA CÂMARA SEXTA - 18 DE SETEMBRO

A reunião da Câmara municipal foi bem movimentada, na última sexta, 18, em evidências a Votação do Projeto de Lei que instituía a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública e a Presença do Secretário Municipal de Saúde, o Sr. Jailmar Jargas.

Inicialmente, conforme o combinado com o Sr. Secretário, os vereadores iriam ouví-lo e após, dividiríamos os vereadores em grupo de três para fazer algum questionamento e em seguida ele responderia.

Foi ouvido o Sr. Secretário que fez uma prestação de contas dos recursos financeiros e de alguns serviços feitos, em seguida usaram do tempo para os questionamentos os Vereadores Evilásio Bezerra, Clidenor Pereira e Binha.

O Sr. secretário usou da palavra para responder os questionamentos dos três primeiros, onde no meu entendimento não convenceu com suas respostas e sim criticou as atitudes do Vereador Evilásio e quis colocar a culpa da falta de gestão administrativa e dos serviços atual em administrações passadas e colocando que os Vereadores deviam ajudar a buscar soluções, mas demonstrou não querer aceitar as críticas que são feitas a saúde, inclusive quando se critica na Câmara geralmente os vereadores mandam junto aos requerimentos sugestões para resolver os problemas.

Inesperadamente o S. Secretário que no início disse que estava à disposição para o debate com os vereadores, ao falar após os três primeiros oradores fazerem seus questionamentos, disse que o que tinha a dizer na sessão já tinha dito e que não responderia mais aos vereadores seguintes.

A sessão continuou conforme o combinado com o Sr. Secretário e foi retomado o uso da palavra pelo Vereador Ronaldo Vilar e em seguida o Vereador Manoel de Cláudio.

O Vereador Ronaldo Vilar fez os seguinte questionamentos que não tiveram respostas do Sr. Secretário, e que serão objeto de um requerimento a ser apresentado:

- MÉDICOS ESTÁGIÁRIOS CONTINUAM ATENDENDO EM NOSSO MUNICIPIO (Contrariando o que disse o secretário que nesta administração não acontece);

- MÉDICOS ASSINAM AS RECEITAS MÉDICAS SEM A COLOCAÇÃO DE CARIMBO QUE POSSA IDENTIFICAR O CRM;

-QUAL A CARGA HORÁRIA DO CONTRATO DOS MÉDICOS DO PSF E SAÚDE BUCAL;

- QUAL O MOTIVO DA SUSPENSÃO DOS RECURSOS DE 01 EQUIPE DO PSF, 01 EQUIPE DO SAÚDE BUCAL E DE 05 AGENTES COMUM. DE SAÚDE REFERENTE AO MÊS DE JULHO 2009;

- QUAL O CONTROLE DAS VISITAS MÉDICAS DO PSF ÀS RESIDÊNCIAS CONFORME RELATÓRIO EXISTENTE;

- QUANTITATIVOS DOS EXAMES CONFORME NOS RELATÓRIOS DE JANEIRO A JUNHO SE REPETE A MESMA QUANTIDADE DO MESMO EXAME EM CADA MÊS;

- SE CONFORME O Sr. SECRETÁRIO DISSE OS AGENTES NÃO VISITAM ÀS RESIDÊNCIAS E O MUNÍCIPIO TEM POUCO MAIS DE 3000 DOMICÍLIOS CONFORME O IBGE E POUCO MAIS DE 2600 CONFORME A COSERN, PORQUE O RELATÓRIO APONTA MAIS DE 4000 VISITAS A CADA MÊS?;

- EM RELAÇÃO AO MATADOURO PÚBLICO, O Sr. SECRETÁRIO FALOU NÃO SER DE RESPONSABILIDADE DA SAÚDE, INDAGUEI SE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NÃO FAZ PARTE DA SAÚDE, INCLUSIVE O MESMO FOI CONCURSADO COMO VIGILANTE SANITÁRIO, E SABEMOS SER QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA;

Questionei o Sr. Secretário também da forma como o mesmo se expressou em relação as Unidades de saúde e servidores públicos “MINHA UNIDADE, MEUS FUNCIONÁRIOS E FUNCIONÁRIO MEU”, sabemos que somos servidores públicos e os servidores dos órgãos públicos não são de propriedade dos Agentes que estão sendo os Gestores.

O Sr. Secretário ainda quis fazer uso da palavra, mas como o mesmo disse que não responderia mais e que no momento que falou estava encerrada a participação do mesmo, foi negado o uso da pelo Vereador Presidente Ronaldo Vilar.

.

I FÓRUM MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS

Será nesta quarta-feira, 23, a realização o I Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre drogas.

O vereador Ronaldo Vilar foi o autor do requerimento para a realização deste Fórum, através do requerimento 145 de 22/05/2009, no mesmo requerimento é solicitado também a colocação em funcionamento do Conselho Municipal Anti-Drogas e sugerido o convite ao Senhor Walter Antero, Presidente da ONG Tulipa para a formalização do referido conselho.

A Câmara Municipal indicou como representante na Comissão Organizadora do Evento o Vereador Evilásio Bezerra.

O evento será realizado no Centro Comunitário São João Batista, com início às 8 horas e término previsto às 18 horas.

Segundo o Sr. Walter Antero “O Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas tem como objetivo de provocar uma reflexão, análise e de formação com relação às drogas, precisamos conhecê-la para poder vencê-la.”

.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PARA REFLETIR

"Não acredite em tudo que ouvires! Há mentiras que sempre serão ditas, e verdades que jamais serão pronunciadas..."

Eliane Azevedo

DIA DO CONTADOR - 22 DE SETEMBRO

"Meu pai sempre dizia que se precisa de três coisas na vida: um bom médico, um padre clemente e um contador inteligente."

Dizia Oskar Shindler a seu contador Itzhak Stern no filme intitulado "A Lista de Shindler", no qual Shindler era um antigo militar polonês que se apropriou de uma fábrica de panelas após o decreto que proibia aos judeus serem proprietários de negócios.
Após contratar o contador judeu Itzhak Stern, bem mais barato que um profissional polonês, recebeu orientações deste que seria a mente por trás do que seria o começo de tudo, com o argumento de que os trabalhadores judeus representavam uma lucratividade maior para o negócio, ele convenceu Shindler a fazer destes 100% da força de trabalho empregada em sua fábrica.
Com o tempo, famílias judias passaram a trocar suas reservas financeiras por postos de trabalho (que os mantinha longe dos campos de concentração), permitindo que os negócios crescessem ainda mais. Em 1942, tres anos após, a fábrica em total produtividade expandiu-se para o ramo de munições, ocupando uma área de 45.000 m² e empregando cerca de 800 funcionários, homens e mulheres, dos quais 370 eram judeus do gueto de Cracóvia.
Schindler não demonstrava qualquer resistência contra o regime nazista, porém, possuia enorme repulsa e horror à insensível brutalidade da perseguição nazista à população judaica.
Ele não tolerava de forma alguma aquelas atrocidades e sofria por isso. Antes, o seu principal objetivo, egoísta e mercenário, deu lugar a idéia de salvar o máximo de judeus das execuções nazistas.
Um de seus argumentos principais para a tarefa de salvar vidas prendia-se ao fato de sua fábrica ser considerada como essencial para o esforço de guerra na Polônia ocupada. Quando os seus empregados eram ameaçadas de serem deportados para o Campo de Concentração de Auschwitz (considerado um dos piores) por parte das SS, Schindler pedia para que fossem dispensados, sugerindo que a deportação de qualquer um dificultaria seriamente a produção essencial para o esforço de guerra.
A luta de Schindler era incansável. Ele já não tinha mais nenhum sossego. Vivia as voltas com seu fiel contador, o Itzhak Stern, tentando juntar o maior número de pessoas possíveis numa lista, a fim de conceder-lhes a proteção contra a morte e contra a tortura física e psicológica de que todos eram reféns, inclusive ele mesmo. Numa das cenas, empolgantes e emocianantes, vemos os dois, Schindler e Itzhak Stern, a noite,datilografando os nomes das famílias que seriam transportadas para a Tchecoslováquia ao invés de Auschwitz.

Para cada um dos 1.100 nomes que comporiam a lista, Schindler viria a pagar um boa soma de dinheiro a Goeth, que providenciaria que o desvio da rota fosse bem sucedido.

A todos os Contadores, Parabéns pelo seu dia e de seu Santo Padroeiro São Mteus.

EXEMPLO A SER SEGUIDO

Em tempos de prefeituras em crise financeira, por causa das sucessivas quedas dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, uma cidade seridoense vem conseguindo sair ilesa da fase difícil graças à administração austera e eficaz de seu gestor.

Rogério Mariz (PSB), prefeito de Serra Negra do Norte, revela ao Blog porque o município dele atravessa a crise financeira sem atrasar salário dos servidores e pagamento dos fornecedores da Prefeitura. E mais: não paralisar algumas obras que estavam sendo tocadas.

“Primeiro, não envolvi e jamais envolverei a Prefeitura em campanha eleitoral”, disse Rogério, lembrando da prática comum no Brasil do uso da máquina pública nas eleições.

O prefeito revelou que em dezembro de 2008 as contas da Prefeitura de Serra Negra estavam equilibradas. Contudo, começou a guardar o valor de 1% que foi acrescido ao FPM. “Vim administrando com estes recursos para complementar o que faltava, pois em janeiro já se falava da crise e assim me preveni”, contou.

Rogério ainda informou que conseguiu pagar todas as despesas provenientes da Festa de Nossa Senhora do Ó, padroeira local. No entanto, já tomou outras medidas de economia como prevenção.

“Se o presidente Lula complementar as perdas do FPM e a proposta de nova divisão do ICMS for aprovada, a situação melhorará e tenho a certeza de que terminarei tranqüilo a minha administração”, finalizou o prefeito.

Fonte: Blog do Josenildo Carlos

domingo, 20 de setembro de 2009

RN É DESTAQUE NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES

Camilo Torquato - Especial para a Tribuna do Norte
A equipe escolar de atletismo do Rio Grande do Norte foi o grande destaque do estado nas Olimpíadas Escolares 2009 - categoria 12 a 14 anos – que vêem sendo disputadas desde o último dia 10 na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. As provas de atletismo foram realizadas na Pista Municipal de Poços, de 11 a 13 deste mês.

DivulgaçãoTreinadores do RN festejaram em Minas e enalteceram o trabalho de Magnólia FigueiredoFormada por um total de 21atletas, dentre meninos e meninas de Natal, Currais Novos, Touros e Cerro-Corá, além de três treinadores, a equipe de atletismo encerrou a sua participação nos jogos com um saldo de cinco medalhas ganhas e três vagas garantidas na seleção brasileira que irá disputar os Jogos Escolares Sul-Americanos de 2009 – de 12 a 14 anos - a serem realizados em novembro, no Equador.A primeira conquista da modalidade não poderia ter sido melhor.
Correndo os 1.000m rasos feminino, a atleta Karol Nascimento, 13 anos, mostrou grande resistência ao vencer a prova com o tempo de 3min13seg, deixando a prata e o bronze com as competidoras de São Paulo e Pernambuco, respectivamente. Com o resultado, a atleta não só subiu ao ponto mais alto do pódio, como também assegurou a sua vaga rumo ao Equador.A segunda medalha da equipe potiguar foi bem mais “suada”.
Na disputa dos 1.000m rasos masculino, o atleta Geovane Lopes, 13 anos, chamou a atenção do público após liderar a prova quase que em sua totalidade, sendo ultrapassado há poucos metros do fim pelos competidores de Minas Gerais e Piauí – cruzando a linha de chegada emparelhado com o competidor do Mato Grosso, Edson Chaves.
A equipe potiguar chegou a comemorar a terceira colocação, mas a alegria durou pouco. O anúncio oficial da prova decretou o terceiro lugar ao atleta mato-grossense, com o tempo de 2min54s11 – deixando o potiguar na quarta colocação, com um milésimo de diferença (2min54s12).
Insatisfeita com o resultado, a delegação norte-rio-grandense apelou da decisão e solicitou à Comissão Julgadora a revisão do resultado - alegando que Geovane havia chegado visivelmente à frente de seu adversário. Após nova análise das imagens que registram o exato momento em que os atletas cruzam a linha de chegada, a Comissão entendeu que ambos os competidores chegaram lado a lado, decidindo então pelo empate técnico entre os dois.
Feita a devida retificação do resultado e do seu tempo (2min54s11), Geovane Lopes pôde, enfim, ostentar a segunda medalha potiguar do atletismo nos jogos. Se nas provas de resistência a equipe potiguar fez bonito, nas “combinadas” não foi diferente.
Participando do Hexatlo, Felipe Matheus da Silva, 13 anos, chegou ao final da disputa das seis provas - 80m com Barreiras, Salto em Altura, Arremesso de Peso, Salto em Distância, Lançamento de Dardo e 800m rasos – com o total de 3.792 pontos, o que lhe garantiu a conquista do segundo lugar. Com o resultado, o atleta levou a medalha de prata e também a vaga para os jogos sul-americanos.
O primeiro lugar ficou com o competidor da equipe de São Paulo (3.996 pontos).Felipe Silva ao lado dos atletas Daniel Morais, 14 anos, Akailson Silva, 14 anos e Túlio Pinheiro, 14 anos, fez parte da equipe que brilhou ao conquistar a prata no revezamento 4x75m masculino – com a marca de 35s96.Para encerrar com “chave de ouro” a participação na modalidade, o atleta Túlio Pinheiro, que já havia conquistado a prata no revezamento, coroou a sua passagem pelos jogos ao conquistar com facilidade a prova do salto em distância.
Com o excelente salto de 6m11, Túlio levou o ouro e se tornou o terceiro atleta potiguar a conquistar a vaga para os jogos escolares sul-americanos de 12 a 14 anos.Treinadores comemoram o desempenhoA participação da equipe de atletismo nas Olimpíadas Escolares 2009 (Etapa 12 a 14 anos) resultou na conquista de cinco medalhas e três vagas para os Jogos Escolares Sul-Americanos.
O resultado deste ano passa a representar a melhor campanha de uma equipe potiguar de atletismo na competição. De acordo com a professora de educação física Maria Lúcia de Araújo, 45, que já esteve presente em todas as cinco edições das Olimpíadas, este foi o ano com o maior número de medalhas para a modalidade. “Foi uma participação de sucesso.
A melhor de todas. No ano passado saímos da competição sem nenhuma medalha, este ano levamos cinco e colocamos três atletas na seleção brasileira que irá disputar os jogos escolares sul-americanos”. Afirmou Lúcia, treinadora dos atletas de Currais Novos que integraram a seleção do estado.
Para o treinador da escola Junqueira Ayres, William Barbosa, 39, o resultado nos jogos é a coroação de um trabalho que vem sendo realizado há mais de um ano - por parte dos atletas de Touros – e representa a capacidade de superação destes jovens atletas.Responsável por Cerro-Corá, o treinador Edílson Oliveira, 44, destacou a importância das conquistas.
“Competir de igual para igual com adversários de tradição, credencia o nosso estado a se consolidar como uma potencia no atletismo também”, disse.Resultados contrastam com realidadeO êxito obtido pela equipe potiguar de atletismo nas Olimpíadas Escolares 2009 (Etapa 12 a 14 anos) comprova que o estado possui enorme potencial para a formação de futuros atletas, mas as dificuldades ocultas por trás dos resultados revelam a realidade de um esporte que ainda sofre com a carência de apoio e credibilidade.
Se por um lado sobram novos talentos, por outro faltam recursos materiais e financeiros.Integrante do projeto “Iniciação ao Atletismo”, realizado com o apoio da Prefeitura de Currais Novos e que tem por objetivo a formação de jovens atletas, a treinadora Lúcia de Araújo acredita que há muito que ser feito pela modalidade, mas que os primeiros passos começaram a ser dados com a chegada de Magnólia Figueiredo frente à Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL. “A falta de apoio das autoridades sempre foi a maior carência do atletismo potiguar. Agora que temos a Magnólia como secretária de estado, tenho a absoluta certeza de que o esporte receberá a merecida atenção.
Acredito nela, confio em seu trabalho. Sei que ela irá trazer benefícios para o atletismo”, afirmou com entusiasmo a professora.Mesmo sabendo que em seu município as condições de trabalho para a prática do atletismo não são as melhores, Lúcia reconhece que há cidades em que estas condições nem existem. “Sei que não dispomos da estrutura ideal, mas reconheço que temos o básico.
Em algumas cidades, como Cerro-Corá e Touros, nem isso eles tem. É tudo na base da força de vontade e do improviso”, concluiu a treinadora.
Desenvolvendo o atletismo de forma voluntária entre jovens carentes de Cerro-Corá, o professor Edílson Oliveira defende que a prática da modalidade no interior do estado deve ter o apoio imprescindível do poder público municipal. “Em Cerro-Corá, por exemplo, além de não termos os equipamentos, não dispomos também de local adequado para treinamento. Fazemos isso em uma estrada.
Carecemos de espaço físico e logístico”, lamentou o treinador que disse cobrar das autoridades o mínimo possível de condições para a prática do esporte em sua cidade. “Espero que as pessoas acreditem mais no trabalho que a gente faz. Não tenho dúvidas de havendo um empenho maior da sociedade, principalmente do poder público, a tendência é que o esporte cresça, não só em Cerro-Corá, como nos demais municípios do estado - lembrando ainda que a entrada de Magnólia na secretaria (Seel) já deu uma luz muito grande ao atletismo do interior”, completou.
A realidade da prática do atletismo no município de Touros não é muito diferente. As condições inexistem.
O trabalho também é à base do improviso e do amor ao esporte. Durante as Olimpíadas Escolares, alguns dos atletas da cidade competiram com os pés descalços, tamanha é a falta de estrutura e apoio aos jovens. “É incrível a falta de apoio e até mesmo o preconceito que enfrentamos quando chegamos a algumas competições.
Muitas vezes as dificuldades começam até antes do que a gente espera. Começa com a própria família de alguns atletas. Tem pais que não conseguem enxergar que o atletismo pode render vários frutos aos seus filhos. É um meio de inclusão social.
Em nosso programa, não formamos apenas atletas, formamos cidadãos”, afirmou emocionado o treinador Barbosa, que a exemplo dos demais também fez questão de agradecer o incentivo dado pela secretária de esporte do estado.
“A ‘Guerreira’ não se cansa de lutar em prol da modalidade e apoiar o seu desporto”, concluiu.
Se a prática do atletismo no estado possui em comum a falta de apoio e condições adequadas para o seu desenvolvimento, em comum também é a paixão de todos os seus nobres treinadores pela modalidade e a certeza de que, com a presença de Magnólia Figueiredo como secretária de esporte – o atletismo potiguar enfrentará as barreiras, lançará a sua sorte e dará um grande salto em qualidade.

MAIS PREFEITURAS PODEM FECHAR

O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de setembro, o segundo do mês, já registra uma diferença a menor de quase 24% em relação ao mês anterior, somando uma diminuição de mais de 48 por cento em relação ao ano de 2008.


A União Brasileira de Municípios (UBAM) teme que haja o fechamento de quase todas as prefeituras do país, devido a impossibilidade dos Prefeitos de repassarem o duodécimo das Câmaras e pagarem os servidores efetivos. A informação é do presidente da UBAM, Leonardo Santana.


Segundo Leonardo, a situação já está sem controle, principalmente na maioria dos Municípios brasileiros, os quais vivem exclusivamente do FPM e não possuem outras receitas que possam atender as demandas.


“Pra se ter uma idéia do que está acontecendo, existem Municípios em que os Prefeitos já demitiram todos os ocupantes de cargos comissionados, entregando essas funções aos efetivos que, por sua vez, estão também ameaçados de não receberem salários”.

Leonardo acredita que a situação vai piorar, tendo em vista que a arrecadação do país perdeu mais de 17 bilhões de reais, de janeiro a agosto de 2009, depois dos incentivos do governo ao setor automobilístico e de eletrodomésticos, com a redução do IPI, além da diminuição da alíquota do Imposto de Renda..