sábado, 17 de abril de 2010

José Serra pode vir a Natal na próxima sexta-feira

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) comemorou a divulgação da nova pesquisa Datafolha, em que o pré-candidato tucano José Serra aparece dez pontos à frente da pré-candidata petista Dilma Rousseff. Pelo levantamento, Serra está com 38% das intenções de voto, enquanto Dilma tem 28%.

Apesar de satisfeito com o resultado favorável ao tucano, Rogério Marinho adotou um tom de cautela ao comentar o levantamento. “Pesquisa é só um retrato do momento”, limitou-se a dizer.

Rogério Marinho revelou que José Serra deverá vir a Natal na próxima sexta-feira (23). A viagem só será confirmada na segunda-feira (19). Os tucanos ainda não definiram a programação do pré-candidato do PSDB em Natal.

.

Carlos Eduardo recebe o apoio de Arnóbio Abreu Filho, em Assu, e do vice-prefeito de Ceará-Mirim

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, pré-candidato a governador pelo PDT, ligou cedinho para o blog.

Anuncia que nesta sexta-feira(17) recebeu apoios considerados por ele como “importantes”.

Em Assu, Carlos Eduardo diz ter recebido o apoio do médico Arnóbio Abreu Filho e o seu grupo político.

Ele é filho do ex-deputado Arnóbio Abreu, já falecido.

Os outros apoios são oriundos de Ceará-Mirim.

De acordo com o ex-prefeito de Natal, manifestou apoio a sua pré-candidatura ao Governo o grupo político do vice-prefeito Luiz Antônio.

O grupo conta ainda com a vereadora Patrícia Juna e com o ex-vereador Antônio Ivo.

“São apoios importantes, pois representam duas regiões com potencial eleitoral expressivo”, disse Carlos Eduardo.

Neste sábado(16), o pré-candidato do PDT visita os municípios de Severiano Melo, Riacho da Cruz e Apodi.

Fonte: Blog do Oliveira

AQUISIÇÃO A VISTA

CHEGA A INFORMAÇÃO AO BLOG QUE UM PREFEITO DA REGIÃO E UMA LIDERANÇA POLITICA DO MESMO MUNICÍPIO, ESTÃO EM PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO, PARA TAL AQUISIÇÃO REUNIRAM-SE EM LOCAL FORA DO MUNICIPIO PARA NÃO SEREM VISTOS.

QUAL SERÁ O MOTIVO PARA SE ESCONDEREM?

SERÁ VERGONHA DE QUAL DOS DOIS DE MOSTRAR A CARA, EM BREVE TUDO TERÁ QUE SER VISTO.

.

REQUERIMENTOS DO VEREADOR RONALDO SESSÃO 16 DE ABRIL

Foram apresentados e aprovados os seguintes requerimento do Vereador Ronaldo Vilar:

Requerimento n° 061/2010
. Solicitando ao Sr. Prefeito Municipal, a seguinte informação: Motivo pelo qual o médico Francisco Fernandes de Macêdo, não mais esta atendendo nas comunidades Baixa Verde (Povoado Albino) e Assentamento Santa Clara Vila A.


Requerimento n° 062/2010. Solicitando ao Sr. Prefeito Municipal, para que contratado em regime de urgência médicos para atendimento nos postos de saúde do Povoado Albino e Assentamento Santa Clara.

Os requerimentos foram aprovados por todos mais um fato chamou atenção, alguns vereadores que se dizem comprometidos com a melhoria para os municípes nada falaram, será medo da caneta?

Enquanto isso, sofre o povo da Serra de Santana com a falta do atendimento nas comunidades. O problema da saúde não está restrito a zona rural, apesar de vários médicos falta de médico na sede do município também é constante.

As informações são das pessoas que procuram atendimento.

.

Serra mantém dianteira sobre Dilma, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha publicada na edição deste sábado da Folha de S.Paulo mostra o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, com 38% das intenções de voto, ante 28% de Dilma Rousseff (PT).

É a primeira enquete após o lançamento da candidatura do ex-governador tucano ao Planalto, no sábado passado, dia 10.

Segundo o jornal, no fim de março, Serra e Dilma tinham, respectivamente, 36% e 27%. A oscilação está dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

A pesquisa mostra também Marina Silva pela primeira vez à frente de Ciro Gomes. A pré-candidata do PV tem 10% das intenções de voto ante 9% do candidato do PSB. A diferença, porém, está dentro da margem de erro.

Segundo turno

No segundo turno, conforme o Datafolha, Serra venceria uma disputa com Dilma. O tucano aparece com 50% das intenções de voto e a ex-ministra com 40%.
.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CÂMARAS CONSEGUEM LIMINAR E VÃO RECEBER SEM PERDA DOS 8%

Uma boa notícia para as câmaras municipais.

Os presidentes que entraram na Justiça para não ter o corte dos 8 por cento no repasse da prefeitura para o Legislativo, estão ganhando.

Três liminares já foram concedidas neste sentindo.

As câmaras dos municípios de Serra Caiada, José da Penha já comemoram a liminar favorável e a de Monte da Gameleira aguarda a sentença do juiz.

Em José da Penha e Serra Caiada as câmaras não apenas ganharam o dinheiro de continuar recebendo o repasse sem o decréscimo de 8 por cento, mas com efeito retroativo.

Aí uma luz para os demais presidentes de câmaras que quiserem buscar a perda dos 8 por cento no repasse.

Várias Câmaras no Brasil já conseguiram a liminar.

VEREADOR RONALDO NO TWITTER

Mais um canal de comunicação do mandato do Vereador de Todos, agora no twitter:

http://twitter.com/ronaldovilar

.

PARA REFLETIR

"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio." Provérbio Indiano

Um ótimo final de semana para todos.
.

Leleu: divisão de Vivaldo e Bibi Costa dará vitória a Carlos Eduardo em Caicó

O vereador Leleu Fontes(PDT) afirma que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT, ganhará a eleição na cidade de Caicó.

Leleu, que está hoje em Natal, cita três motivos para embasar o seu prognóstico.

O primeiro motivo, segundo o vereador caicoense, é o fato de Carlos Eduardo ser o candidato a governador mais preparado. “Carlos é o melhor candidato a governador, pois além de governar Natal é vocacionado e tem propostas administrativas, o que os outros não têm”, frisa Leleu.

O segundo motivo apontado por Leleu se refere ao candidato a vice de Carlos Eduardo, o deputado Álvaro Dias(PDT), que é caicoense.

“Carlos foi buscar no Seridó um nome bastante expressivo, que é o deputado Álvaro Dias. Àlvaro foi por quatro vezes deputado estadual, por seis anos presidiu o Palácio José Augusto e foi deputado federal eleito com mais de 130 mil votos”, diz Leleu.

O vereador acrescenta que o espólio eleitoral de Álvaro representa hoje em Caicó algo em torno de 40% do eleitorado.

A divisão da base governista em Caicó é apontada por Leleu Fontes como o terceiro motivo para Carlos Eduardo ser o candidato a governador mais votado na terra de Nossa Senhora de Sant’Ana.

Ele ressalta que Vivaldo Costa(PR) e o prefeito Bibi Costa(PR) se dividiram e estão apoiando as pré-candidaturas de Rosalba Ciarlini(DEM) e Iberê Ferreira de Souza(PSB), respectivamente, ao Governo do Estado.

“Com Vivaldo e Bibi apoiando candidaturas diferentes, a lógica é o grupo político de Álvaro Dias proporcionar uma grande vitória a Carlos Eduardo em Caicó”, enfatiza o vereador do PDT.

Blog de Oliveira Wanderley

Proposta de Rogério Marinho para IFET em Goianinha foi aprovada

O projeto do deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) que trata da instalação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município de Goianinha foi aprovado, por unanimidade, nesta quarta-feira (14), na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal. A PL 6220/2009 propõe a criação do IFET para oferecer cursos técnicos profissionalizantes garantindo melhor qualificação e acesso ao mercado de trabalho.

"Estou feliz que o nosso projeto tenha sido aprovado na Comissão de Trabalho, seguindo agora para a CCJ. Acredito que o caminho para o desenvolvimento do nosso país e do nosso RN é o incentivo à educação profissionalizante, oferecendo diversidade de opções e inúmeros cursos técnicos em áreas importantes. É preciso aprimorar o Capital Humano pois é o ensino que vira emprego", comentou o deputado.

.

COMISSÃO PROVISÓRIA DO PDT DE CERRO CORÁ CANCELA CONVENÇÃO


RECEBEMOS DO PRESIDENTE DA COMISSÃO PROVISÓRIA DO PDT DE CERRO CORÁ O COMUNICADO QUE NÃO HAVERÁ CONVENÇÃO EM CERROCORÁ NESTE SÁBADO, 17.

COMUNICADO:

A Comissão Provisória do PDT, de Cerro Corá, instituída pelo Diretório Estadual Comunica a população de Cerro Corá, que neste sábado, 17 de abril, não será realizada convenção do PDT, em nosso município, comunicamos também que não existe programação do Sr. Carlos Eduardo em Cerro Corá nesta data.

Atenciosamente,

JOSÉ ERIVANALDO DE ALBUQUERQUE
Presidente da Comissão Provisória PDT – Cerro Corá



do Blog: A Comissão Provisória do PDT de Cerro Corá foi instituída em 14 de abril de 2010, conforme documento enviado pelo seu Presidente, Erinho.

Recebemos também documento onde consta que desde 01 de fevereiro de 2010 não existia Comissão instituída em Cerro Corá.

.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PARA REFLETIR

"Sem arriscar, não vivemos a esperança."

Dom Helder Câmara

Vereadores de Cerro Corá são premiados com a Medalha Imperador Dom Pedro II


Os Vereadores de Cerro Corá do RN, RONALDO VILAR (PSDB), JOSÉ RUI (PV), e FRANCISCO ALDO (DEM) foram premiados com a “Medalha Imperador Dom Pedro II”, pelos seus trabalhos realizados na Câmara de municipal.

A seleção dos vereadores foi feita com base em pesquisa de opinião pública, por meio de metodologia cientifica de ponta, que validam suas aplicações e resultados.

Após o processo seletivo entre os integrantes da classe política brasileira, os Vereadores cerrocoraenses foram escolhidos por enquadrar-se perfeitamente nos critérios adotados pelo instituto, qual seja, o de possuir ilibada reputação ético-moral e significativos serviços prestados à comunidade.

A Medalha Imperador Dom Pedro II é oferecida anualmente pelo Instituto Tiradentes, do Estado de Minas Gerais a parlamentares, assessores e prefeitos do Brasil que se destacaram em suas funções em prol do desenvolvimento de seus municípios.

O vereador RONALDO VILAR receberá o colar de ouro.

A entrega acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, em sessão solene ao final do 36º Congresso Brasileiro de Prefeitos e Vereadores no Auditório do Recife Praia Hotel, em Recife Pernambuco.

GRÁFICO PESQUISA:

Os senadores do RN não aprovaram um só projeto


A bancada menos produtiva do senado é a do pobre Rio Grande do Norte. Nossos três senadores,Garibaldi Alves Filho, José Agripino e Rosalba Ciarlini, não conseguiram aprovar nada. Foram responsáveis por apenas 17 iniciativas, nenhuma das quais aprovada. Aliás a Única que não aprovou nada.

Vamos esperar que a "nova" safra de senadores-suplentes,que assume em junho, mude essa triste realidade.

Fonte: Senado

STJ decide: Farmácia só pode vender remédios

Agora é pra valer. As farmácias terão que cumprir as determinações da Anvisa e reservar para trás do balcão todo tipo de medicamento. Não podem mais deixar medicamentos ao alcance da mão dos consumidores, isso favorece à automedicação.

No entendimento do ministro Ari Pargendler do STJ, a automedicação é um perigo que, se estimulado, compromete a saúde pública, sendo condenada por organismos internacionais de saúde.

A decisão do ministro também revoga o direito das farmácias venderem o que bem entendem em seus estabelecimentos.
Algumas vendem de carvão a bebidas de várias marcas.

Agora, não será mais permitido.

Elas devem se adequar às determinações da Anvisa que relacionam os produtos e medicamentos que podem ou não ser vendidos nas farmácias, bem como, listam os produtos que podem ficar diretamente ao alcance do consumidor.

Fonte: Muitas outras

INSTITUÍDA COMISSÃSO PROVISSÓRIA DO PDT DE CERRO CORA


O PDT de Cerro Corá agora está realmente vivo, foi nomeada a Comissão provisória no município, será presidida pelo suplente de vereador Erinho, e mais quatro membros dentre os quais o ex-vereador Anchieta e o professor Chaquinha.


O PDT ficará no comando do grupo que irá marchar junto para apoiar a candidatura a governador de Carlos Eduardo e Álvaro Dias. O Comando do partido em Cerro Corá já estava acertado com Carlos Eduardo desde o primeiro contato com o vereador Ronaldo Vilar e foi ratificado em encontro realizado no dia 26 de março em Currais Novos encontro esse que ainda teve a presença dos vereadores Vereador presidente da Câmara, Ronaldo Vilar, Vereador Edvaldo, suplentes de vereador, Toinho Daví e Erinho, ex-vereador Anchieta, lideranças Derinho, Zé Novo e o professor Chaquinha.


O vereador Ronaldo recebeu informação do Diretório Estadual, através do seu secretário geral, JONNY COSTA que não haverá a convenção, nem programação do Pré candidato ao Governo Carlos Eduardo para estar presente em Cerro Corá esta semana.

Portanto, fica suspensa a convocação para convenção que estava marcada para o próximo sábado, 17, na Câmara Municipal.

DO VEREADOR RONALDO: Para aqueles que achavam que seria uma batalha do vereador com um cidadão que estava se dizendo presidente da Comissão Provisória no município, quebraram a cara, fica o exemplo de que em política não se vence com briga e sim com articulação e sinceridade.


Não tenho motivo para brigar pelo comando de outro partido, pois sou do PSDB e continuarei a comandá-lo no município. Iremos marchar juntos PSDB e PDT e demais partidos aliados na campanha para eleger Carlos Eduardo e Álvaro Dias para governar o RN.


.



quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tucanos destacam soluções propostas por Serra para o País

O diagnóstico dos problemas e soluções para o Brasil traçado por José Serra no discurso de lançamento de sua pré-candidatura tem apoio integral dos parlamentares do PSDB no Congresso. Com vasta experiência política e administrativa, o tucano usou boa parte de sua fala no último sábado (10) para apontar caminhos em setores como educação, saúde e meio ambiente. Apesar dos avanços alcançados nos últimos 25 anos pelo Brasil, Serra avalia que ainda falta muito a ser feito, tese também apoiada pelos tucanos. Afinal, o Brasil pode mais. Veja abaixo um breve diagnóstico de cinco áreas:

•Educação
A melhora do aprendizado na sala de aula é considerada "condição fundamental" por Serra, que também defendeu mais recursos para o setor, bons prédios, serviços adequados de merenda, transporte escolar e atividades esportivas e culturais. "O melhor caminho para o sucesso e a prosperidade do país será a matrícula numa boa escola", resumiu. Serra voltou a defender a expansão do ensino técnico e profissional como instrumento de geração de emprego para os jovens.

Para a deputada Professora Raquel Teixeira (GO), o foco da educação deve ser o aprendizado do aluno. "Professores qualificados e estimulados, infraestrutura e programas esportivos e culturais fazem parte das ações necessárias para melhorar a aprendizagem. Outro foco deve ser o ensino técnico e profissionalizante, que hoje representa uma enorme lacuna no Brasil", declarou Raquel, especialista em temas educacionais.


•Saúde
Considerado um dos melhores ministros da Saúde da história republicana, Serra alertou que o setor avançou pouco nos últimos anos. Responsável por conquistas como a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a implantação dos genéricos e a realização da melhor campanha contra a aids do mundo em desenvolvimento, o tucano acredita que a saúde pública pode ir muito além.

Médico, o deputado Rafael Guerra (MG) enumerou prioridades do setor. "Precisamos da garantia de mais recursos para fortalecer o SUS e os atendimentos básico, de urgência e de emergência. Esses são pontos de estrangulamento que vêm sacrificando a população e devem ser priorizados", apontou o tucano, ex-presidente da Frente Parlamentar da Saúde.


•Infraestrutura
José Serra criticou as condições das estradas, aeroportos e portos brasileiros. Para ele, as riquezas do Brasil poderiam ser maiores se houvesse "infraestrutura adequada, que funcionasse de acordo com o tamanho do país, da população e da economia".

Essas condições extremamente precárias, segundo o deputado Leonardo Vilela (GO), trazem severos prejuízos ao país. "A área de infraestrutura é um desafio enorme para o Brasil, que precisa de mais competitividade no cenário internacional. Serra deu o exemplo em São Paulo, com obras importantes como o Rodoanel e a expansão das linhas de metrô", afirmou.


•Meio ambiente
Para Serra, é possível fazer o país crescer e, ao mesmo tempo, defender o meio ambiente. O tucano cobrou ainda políticas de saúde pública como estratégia de preservação ambiental. "É dever urgente dar a todos os brasileiros saneamento básico, água encanada de boa qualidade, esgoto coletado e tratado", destacou.

Segundo o deputado Ricardo Tripoli (SP), é possível conciliar desenvolvimento com sustentabilidade. "Basta vontade política para adotar políticas públicas voltadas para o meio ambiente. Hoje não há política clara para a área. O que existe é um debate entre a agricultura e o meio ambiente que não leva a nada", alertou.


•Segurança pública
Para Serra, o governo federal deve assumir "na prática" a coordenação na área de segurança. Segundo ele, as bases do crime organizado estão no contrabando de armas e de drogas, cujo combate efetivo cabe às autoridades federais. Serra defendeu "ações preventivas, educativas, repressivas e de assistência combinadas com a expansão da qualificação profissional e a oferta de empregos".

Delegado da Polícia Civil de Goiás, o deputado João Campos (GO) concorda que falta coordenação nacional. "O governo se omite e apenas transfere responsabilidades para os estados", reprovou. O tucano sugeriu a criação do Ministério da Segurança e a vinculação de recursos para o setor para reforçar as teses defendidas por Serra e especialistas da área.

Fonte: Diário Tucano

NATAL EM FOCO

Sobre a chegada de Fernando Lucena à Câmara Municipal de Natal, todos os membros da oposição e da situação concordam sobre o mesmo ponto: ganharam uma ‘metralhadora humana‘.

Sobre a saída dos secretários Ana Tânia Sampaio e Augusto Viveiros, o vereador Raniere Barbosa alfinetou a prefeita: “Ela é uma gestora e não sabe gerenciar conflitos. Ela quer gerenciar aplausos”.
.

terça-feira, 13 de abril de 2010

PARA REFLETIR

"Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a Primavera."

Che Guevara
.

Alegando falta de prestígio, vice-prefeito anuncia rompimento com prefeito e admite ser candidato em 2012

Depois do vice-prefeito Márcio Soares (PP) romper com o prefeito Júnior Queiroz (PSB) em Jucurutu, agora foi a vez do vice-prefeito Ronaldo Alves (PSB) anunciar rompimento político com o prefeito Erivan Costa (PSB) em Lagoa Nova. Também com exclusividade ao Blog, Ronaldo explicou sua atitude na manhã desta terça-feira (13). "Ele é o presidente do PSB e nunca me convidou para evento nenhum. Também não era ouvido na administração", alegou.

Indagado como ficaria a situação, já que ele também é filiado ao PSB, sigla controlada por Erivan Costa, Ronaldo deu pistas que poderá deixar a legenda no futuro. "Vou deixar isso para resolver lá na frente. Se eu sair agora perco meu mandato, pois sei que o mandato pertence ao partido", lembrou. O vice-prefeito adiantou que a partir desta data pertence ao sistema de oposição em Lagoa Nova e também descartou apoio à reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). "Vou apoiar Rosalba ou Carlos Eduardo", garantiu.

Em relação ao seu voto para o Senado, Ronaldo Alves reafirmou o que o Blog já tinha adiantado. "Até agora só tenho compromissos com o senador Garibaldi Filho. Poderei até votar em Wilma, vai depender de uma conversa que terei ainda", adiantou. O vice-prefeito disse que nos próximos 15 dias anunciará seus deputados federal e estadual. Sobre suas pretensões para 2012 não titubeou: "Sou candidato a prefeito".

Fonte: Marcos Dantas

DO BLOG: Não acontece só em Lagoa Nova de vice ser desprestigiado, em muitos municípios os vices são apenas complemento para os prefeitos obterem sucesso eleitoral, depois são esquecidos, não servem mais.
.

Rio Grande do Norte: bois e búfalos devem ser vacinados até 30 de abril

O rebanho de bois e búfalos do Rio Grande do Norte deve ser vacinado contra a febre aftosa até o final deste mês. São mais de 922 mil cabeças em 49 mil propriedades rurais, a maioria concentrada na região do Seridó, que inclui os municípios de Acari, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Cora, Currais Novos, Jardim do Seridó e Parelhas.

Na última etapa da campanha, realizada em outubro passado, 81,88% do rebanho foi imunizado. O responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) no Rio Grande do Norte, Eleu Oliveira Pereira, explica que a defesa sanitária animal do estado está trabalhando para aumentar essa cobertura vacinal. Nós procuramos orientar os produtores sobre a importância da campanha, mesmo em período de seca, quando os animais estão mais magros. A resposta da vacina é a mesma nessa situação, afirma.

Após imunizar os animais, o dono da propriedade tem 15 dias para apresentar o comprovante de vacinação a uma das treze unidades do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) ou em um dos 150 escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), nas prefeituras municipais.

Região Nordeste - Além do Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí são classificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como áreas de risco médio para a febre aftosa. Apenas Bahia e Sergipe já avançaram no status e são reconhecidos como livres da doença com vacinação.
Fonte: mfrural
DO BLOG: OS PEQUENOS CRIADORES ESTÃO NO AGUARDO DA PARTICIPAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL COM A DOAÇÃO DE DOSES PARA A VACINAÇÃO.
.

Novo Código de Ética Médica entra em vigor hoje

Limites para a distanásia – uso de meios artificiais para se prolongar a vida – e o fortalecimento dos cuidados paliativos para pacientes terminais são alguns dos temas abordados pelo novo Código de Ética Médica, que entra em vigor hoje (13). A legislação prevê ainda o veto à manipulação de células reprodutivas e maior autonomia ao paciente na hora de decidir que tipo de tratamento deseja enfrentar.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o trabalho de revisão do código começou em novembro de 2007 e foi concluído durante a 4ª Conferência Nacional de Ética Médica em agosto do ano passado. Médicos e entidades da sociedade civil tiveram oito meses para encaminhar propostas ao órgão.

“Todos estão cientes da revisão. O texto foi muito debatido com a classe. Ninguém pode alegar que não conhece o código”, destacou o corregedor do CFM, José Fernando Maia. Segundo ele, a medicina enfrenta atualmente situações que não existiam em 1988, quando surgiu a primeira legislação médica.

Para Maia, um dos destaques do código trata da autonomia do paciente que, a partir de agora, tem o direito de ser informado sobre todos os procedimentos médicos a serem realizados, sejam clínicos, terapêuticos ou de diagnóstico. No caso de estar impedido, um representante legal precisa ser ouvido. O médico só vai poder intervir quando houver perigo de vida para a pessoa.

O novo código prevê maior autonomia também para o médico, que não é mais obrigado a realizar nenhum tipo de procedimento apenas por ser permitido legalmente no Brasil. Ele precisa, entretanto, indicar ao paciente um profissional que o faça.

Outra mudança trata do prontuário ou ficha clínica do paciente, da receita médica e do atestado médico. Todos devem ser redigidos com letra legível, além de ser obrigatório constar a data, o horário, o carimbo, o número no Conselho Regional de Medicina e a assinatura do profissional.

Sobre os cuidados paliativos, as regras valem para pacientes que já não apresentam, cientificamente, qualquer possibilidade de se recuperar devido a alguma doença terminal. “O médico não pode tomar medidas heróicas, prolongar essa vida que ele sabe que não tem sentido. Mas é obrigado a suprir todas as suas necessidades para diminuir o sofrimento e a dor”, explicou o corregedor do CFM.

A legislação ainda responsabiliza o gestor do estabelecimento médico – e não mais o profissional de saúde – a encontrar, por exemplo, um substituto para o plantão. Antes, um médico que havia completado 12 horas ou mesmo 24 horas de trabalho era obrigado a ultrapassar seu horário caso um de seus colegas não aparecesse para o trabalho.

No caso do veto à reprodução assistida, o código prevê que o médico não manipule embriões. A escolha do sexo ou da cor dos olhos do bebê, por exemplo, fica proibida. Já a terapia gênica – procedimento que envolve a modificação genética de células somáticas como forma de tratar doenças – é permitida pela nova lei.

A previsão é de que até junho deste ano, 400 mil exemplares do código sejam distribuídos aos cerca de 320 mil médicos em atividade em todo o país. A legislação também está disponível no site do CFM (www.cfm.org.br). Quem quiser denunciar algum tipo de descumprimento do código por profissionais de saúde ou por estabelecimentos médicos deve procurar o Conselho Regional de Saúde mais próximo.

Henrique Alves não torce mais o nariz contra a candidatura de Carlos Eduardo Alves

A pré-candidatura de Carlos Eduardo Alves ao Governo do Estado pelo PDT já não é vista mais como um problema por alguns líderes da base aliada do presidente Lula no RN.

Ao contrário, os líderes governistas que antes trincavam os dentes com a pré-candidatura de Carlos Eduardo, agora torcem para que o candidato do PDT fortaleça seu nome junto ao eleitorado potiguar.

As lideranças governistas também rezam para que o governador Iberê Ferreira(PSB) se recupere plenamente de sua saúde e mantenha sua pré-candidatura ao Governo.

Um líder governista disse ao blog que Rosalba Ciarlini, pré-candidata do DEM ao Governo do Estado, avançou tanto nos redutos eleitorais do Rio Grande do Norte que será preciso que Iberê Ferreira e Carlos Eduardo cresçam muito na campanha para evitar que a senadora oposicionista ganhe a eleição já no primeiro turno.

Na avaliação da liderança governista, se sair apenas um candidato a governador pelo sistema situacionista há reais chances da eleição acabar no primeiro turno com a vitória de Rosalba.

“O fortalecimento das candidaturas de Iberê e de Carlos Eduardo é vital para que a eleição não seja resolvida logo no primeiro turno”, enfatiza o líder governista.

Uma das lideranças que se convenceu da importância da candidatura de Carlos Eduardo, de acordo com a fonte governista, é o deputado federal Henrique Alves, presidente estadual do PMDB.

“Antes, Henrique torcia o nariz para a candidatura de Carlos Eduardo e até trabalhou para que Carlos não fosse candidato. Mas agora Henrique mudou de opinião e tem consciência da importância da candidatura de Carlos Eduardo para que haja segundo turno”, afirmou ao blog o líder governista.

Blog de Oliveira Wanderley

segunda-feira, 12 de abril de 2010

ARRUDA SOLTO


Brasília - Por maioria de votos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o parecer do ministro Fernando Gonçalves e determinou a revogação da prisão do ex-governador do Distrito Federal (DF) José Roberto Arruda. Segundo o ministro, “não há mais razão para a prisão preventiva”.
A Corte votou contra parecer do Ministério Público Federal (MPF), que defendia a permanência de Arruda na prisão.

Gonçalves disse que o relatório com os depoimentos tomados pela Polícia Federal (PF) chegou hoje às suas mãos e, como esta seria sua última sessão, ele preferiu levá-los hoje (12) à deliberação da Corte.

O julgamento começou às 15h10. O Ministério Público Federal deu parecer contra a soltura de Arruda, alegando que ainda aguardava o fim das investigações sobre o suposto envolvimento do ex-governador em um esquema de corrupção no Distrito Federal para dar novo parecer.
Arruda está preso há dois meses na sede da Superintendência da Polícia Federal por suspeita de tentativa de suborno de uma testemunha da Operação Caixa de Pandora, que desbaratou um esquema de arrecadação e distribuição de propina envolvendo empresários e integrantes do alto escalão do governo do Distrito Federal.

Para que o ex-governador seja solto, a Superintendência da Polícia Federal aguarda a chegada da decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Agência Brasil

Foto: Arruda coladinho com Lula