sábado, 6 de fevereiro de 2010

NOVO FILME EM CARTAZ


PSDB QUE BOLSA FAMÍLIA MAIS VALORIZADA

O terrorismo eleitoral do governo federal a respeito da possibilidade de extinção do Bolsa Família, caso o PSDB venha a assumir o governo em 2011, é completamente "desprovido de fundamento", disse nesta quinta-feira o senador Tasso Jereissati (CE).

Fato é que o senador é autor de um projeto de lei que, ao contrário das mentiras ditas pelo governo, permitirá aumentar o valor do benefício ao mesmo tempo em que estimula a freqüência e a melhoria da qualidade do ensino. O projeto já foi aprovado no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

O senador, por reconhecer a importância do Bolsa Família como instrumento da redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais, também apresentou parecer favorável à criação de cargos para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

"Fiz isso apesar de sempre ter me posicionado contrário aos gastos do governo com a máquina pública", salientou.

Para Jereissati, "não é apenas uma mentira que, repetidas muitas vezes, se torna verdade, como é a prática do Presidente Lula. Uma verdade também precisa ser repetida várias vezes para que todos possam acreditar nela e é por isso que repito, pela enésima vez, o que todos já sabem: o PSDB não vai acabar com o Bolsa Família ou fazer qualquer alteração que implique em redução do número de beneficiários ou do valor do benefício".

Conforme noticiado pelo jornal O Globo de ontem (03), um documento publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social do dia 23 de dezembro avisa os beneficiários do Bolsa Família de que as principais diretrizes do programa podem ser alteradas a partir de 2011.

A falsa advertência está numa instrução operacional distribuída aos prefeitos com regras para o recadastramento do programa.

O documento afirma que o dinheiro repassado às famílias está garantido para quem já atualizou os dados mas que, a partir do ano que vem, a validade do repasse "estará sujeita à alterações".

Fonte: Agência Tucana com assessoria
.

CARLOS ACREDITA NO APOIO DE LULA E HENRIQUE

Sem apoio da oposição, sem apoio dos governistas locais, o ex-prefeito Carlos Eduardo(PDT) é o candidato da terceira via. É o candidato da Unidade, já que não conta com grandes alianças.

No máximo, alguns poucos pequenos partidos, onde certamente o PRB do vereador Raniere Barbosa deverá ser incluído, depois que Carlos disse estar se afastando de Raniere e Raniere disse estar se afastando de Carlos.

O ex-prefeito falou ao vereador Toni Junior (PDT) que esta tranquilo e confiante em sua candidatura ao governo do estado e que tem em mãos números de pesquisas que apontam sua posição favorável no ranking dos governadoráveis.

Carlos Eduardo (PDT) acredita que poderá ser o candidato do presidente Lula em Natal. E acredita que pode ter o apoio do PMDB do deputado Henrique Alves.

.

RECURSO QUE PEDE A CASSAÇÃO DE GERALDO GOMES ESTÁ NA PAUTA DO TRE PARA PRÓXIMA SEMANA

O recurso eleitoral que pede a cassação do prefeito Geraldo Gomes (DEM) e da vice-prefeita Milena Galvão (PP) será apreciado pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) antes do carnaval. De acordo com informações repassadas ao Blog, o processo que tem como relator o juiz Roberto Guedes será julgado na sessão da quinta-feira (11). O prefeito e a vice de Currais Novos são acusados de abuso de poder econômico, compra de votos e utilização irregular de recursos na campanha eleitoral de 2008, quando venceu o ex-prefeito Zé Lins (PR) por 5,4% de maioria.

Geraldo Gomes e Milena foram cassados pelo juiz da 20ª Zona Eleitoral, Valdir Flávio Lobo Maia no dia 21 de janeiro de 2009, mas poucos dias depois conseguiu uma liminar no TRE e permanece no cargo até hoje. O procurador Regional Eleitoral, Fábio Nezi Venzon também deu parecer favorável a cassação dos dois em 30 de junho do ano passado. De acordo com o parecer N° 187/2009, o procurar argumentou nas suas 36 páginas o procedimento de perda de mandato para o prefeito e a vice da segunda maior cidade do Seridó. Agora quem decide a parada são os oito integrantes do TRE.
.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

JOÃO NETO MANTEM CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Curais Novos, João Neto, disse ao blog que mantém sua pré-candidatura a deputação estadual.

O vereador diz não saber o porquê da preocupação com sua candidatura por parte de outros candidatos, se andam dizendo por ai a fora que eu não tenho votos porque tanta preocupação?

Quanto a possibilidade de retirar sua pré-candidatura para apoiar o deputado Ezequiel Ferreira, João Neto disse não ter a menor possibilidade, caso não seja candidato apoiarei um candidato do meu partido e que esteja afinado com o projeto de eleger Rosalba governadora nas próximas eleições, finalizou.

.

TRE MANTÉM MANDATO DO PREFEITO DE PARNAMIRIM

O desembargador Expedito Ferreira deu voto de minerva contra a cassação do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques. Em sessão que ainda está acontecendo, ficou decidido que o prefeito continua seu mandato.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral alegou que não há provas sobre o suposto processo de captação ilícita de votos, nem de utilização de publicidade institucional eleitoral.

Antes dele, o último a votar havia sido o desembargador Cláudio Santos, que também se posicionou contrário a cassação. “A lei não diz que é proibido ampliar pogramas sociais em ano eleitoral” e, por isso, “não houve abuso de poder econômico” na eleição de Parnamirim. “Concluo por julgar improcedente o recurso contra a cassação do mandato eletivo”, justificou.

Com o posicionamento contrário do desembargador Cláudio Santos, o julgamento ficou empatado com três votos favoráveis e três contra, restando ao desembargador Expedito Fereira o voto de minerva, que favoreceu o prefeito de Parnamirim.

Nominuto.com

.

Wober Júnior: PPS adotará duas posturas, uma nacional e outra estadual

O presidente estadual do PPS, deputado Wober Júnior, falou em entrevista ao programa Diógenes Dantas Nominuto, nesta quinta-feira (4), sobre o cenário político que precede as eleições de 2010. O seu partido firmou o apoio à candidatura do atual vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), da base governista mas, a nível nacional, o PPS vai defender o palanque do pré-candidato José Serra (PSDB), candidato da oposição.

Wober comentou que esta disparidade de posições não confundirá os eleitores de seu partido visto que, no Brasil, esse tipo de "diversidade" de tendências é uma prática bastante comum. "Nós dias de hoje não há mais a necessidade de unidade absoluta", completou, acrescentando ainda que o verdadeiro fato condenável seria abandonar o governo estadual, do qual foi aliado durante os últimos sete anos, por causa da posição abraçada nacionalmente.

Sobre a dissidência do deputado Robinson Faria (PP) à base do governo, o deputado avaliou que este tipo de mudança, por mais incômoda que seja, é banal na política. “No meu ponto de vista o estrago é só sentimental. Nós tínhamos uma relação de amizade que se confundia com a política. Sinto muito em fazer uma campanha distante do deputado Robinson Faria”, lamentou.

No que diz respeito às mudanças que este desacordo entre o líder do PP e a governadora Wilma de Faria (PSB) poderia provocar na Assembleia Legislativa, Wober disse não acreditar que Robinson passe a votar contra o governo sistematicamente, só porque agora pertence a outro grupo.

“Eu não acredito que ele transformará a Assembleia num instrumento de oposição ao governo”, alegou, aproveitando para revelar que acredita na seriedade do deputado, e por isso, espera que ele não assuma posturas que possam impedir o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Voltando à questão das eleições na esfera estadual, Wober Júnior afirmou que está confiante na vitória de Iberê.

O motivo de tal certeza, segundo ele, está na vantagem de dez meses que seu candidato terá para governar o Estado antes do pleito. Em sua avaliação, isso dará a Iberê a oportunidade de conquistar os votos. “Ao contrário dos outros candidatos que estarão prometendo o que irão fazer, Iberê poderá mostrar o que já está fazendo e, com isso, garantir sua vitória”, declarou o deputado.

Fonte: nominuto

Do Blog: Pelo visto este ano teremos apoios mistos não apenas no PPS, mas em todos os partidos.

.

POTYGUAR VENCE AMÉRICA NO BEZERRÃO E É VICE LÍDER

Com dois gols dos zagueiros Roquete e Joathan, um em cada tempo, o Potyguar derrotou o América, de Natal, na noite desta quarta (03/02) em jogo válido pela 4ª Rodada do Campeonato Estadual.

O time natalense não vence o Leão do Seridó à quatro jogos e é a primeira vez que o tricolor curraisnovense derrota o Mecão, no estádio Coronel José Bezera. O Potyguar já havia vencido no Machadão: 1x0 e 4x1.

Com a vitória de 2x1, o Potyguar subiu da 5ª colocação para vice-liderança, somando 07 pontos contra 10 do ABC líder da competição.

Escrete de Ouro

DESGASTE DA BORBOLETA

Apesar de ter sido eleita em primeiro turno, e ter consigo forte aparato de mídia, a prefeita Micarla/PV enfrenta atualmente forte desgaste em Natal. Lá, Tatá Alves é o nome eleitoralmente mais forte do governismo.

Mas quem é que enjeita apoio de prefeito, ainda mais da capital?

Fonte: Blog politica do Seridó

O DEVER DE FALAR A VERDADE

Falar a verdade, não falsear informações não é uma qualidade. É obrigação. Vale para a nossa vida pessoal e mais ainda para a vida pública. Mentir não pode ser considerado uma simples esperteza, um pequeno truque, uma “tática” para ganhar uma discussão. Ou uma eleição.

Recentemente, usando um ato administrativo como palanque eleitoral, a candidata a presidente Dilma Rousseff afirmou que os tucanos não dão importância ao ensino técnico profissionalizante. Em contraste, citou as intenções do atual governo de criar novas escolas técnicas. Omitiu e falseou dados. Mentiu.

Basta analisar os números sobre a expansão do ensino técnico federal, desde o início do governo Lula, e compará-los com o desempenho de apenas um Estado da Federação, no mesmo período. Segundo as informações do Ministério da Educação, em 2003 o número de alunos matriculados nas escolas técnicas federais era levemente superior ao da rede de escolas técnicas de São Paulo: 79 mil no Brasil inteiro e 78 mil nas escolas técnicas estaduais paulistas. Seis anos depois, em 2009, o Estado de São Paulo registrava 123 mil alunos nas suas escolas técnicas, ante apenas 87 mil nas escolas federais. Assim, entre 2003 e 2009, a expansão das matrículas no governo federal foi de apenas 9%. Nesse mesmo período, o ensino técnico público paulista cresceu 58%, sob o comando de dois governadores do PSDB – Geraldo Alckmin e José Serra.

Uma vilania repetida desde a campanha eleitoral de 2006 afirma que o governo Fernando Henrique Cardoso teria proibido por lei a expansão do ensino técnico federal no País. Como ministro da Educação que cuidou desse programa, posso afirmar: mentira pura. A Lei 9.649, citada como “prova” pelos mentirosos, dizia que novas escolas técnicas deveriam ser criadas pela União sempre em parceria com os Estados, o setor produtivo ou entidades não-governamentais.
Essas parcerias tinham duas vantagens. Primeiro, garantir uma vinculação maior e mais ágil entre as escolas técnicas e o dinamismo dos mercados de trabalho locais, onde os empregos são efetivamente gerados.

Segundo, era evidente que, em geral, nossas escolas técnicas federais ofereciam um bom curso de nível médio, que preparava, gratuitamente, os filhos da classe média alta para ingressar na universidade, mas não atendiam nem aos filhos das famílias mais pobres nem às necessidades de formar técnicos de nível médio para o mercado de trabalho. Por incrível que pareça, o modelo tradicional favorecia os filhos dos ricos e prejudicava os filhos dos pobres.

Criamos o Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) e obtivemos financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além de criar novas escolas técnicas estaduais e comunitárias, canalizamos investimentos para modernizar as escolas técnicas federais existentes, com equipamentos e laboratórios. Em razão desses investimentos as matrículas nas escolas federais cresceram 41% apenas nos dois últimos anos do governo FHC, marca quase cinco vezes maior do que a alcançada em seis anos de governo Lula. É preciso esclarecer de uma vez por todas que expandir o ensino não exige sempre criar novas instituições. Muitas vezes, basta aumentar a capacidade das existentes.

Por si sós, esses fatos e números reiteram a falta de compromisso da candidata oficial com a verdade.

Na mesma linha, em recente debate radiofônico, o presidente nacional do PT acusou o governo anterior de “privatizar” o ensino técnico. Nada mais falso. Entre 1998 e 2002, aprovamos 336 projetos de escolas técnicas, sendo 136 para o segmento estadual, 135 para o comunitário e 65 para as escolas técnicas federais. Ou seja, 60% dos projetos financiados pelo Proep se destinavam à criação ou modernização de escolas técnicas públicas, federais ou estaduais.

O ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra, do PT, pode lembrar os inúmeros projetos de escolas técnicas estaduais que financiamos e inauguramos juntos durante seu mandato.

Os projetos do segmento comunitário visavam à criação, com o apoio financeiro da União, de escolas administradas por entidades sem nenhuma finalidade de lucro, tais como centrais sindicais – a CUT entre elas -, sindicatos patronais e de trabalhadores, fundações municipais e entidades eminentemente filantrópicas e culturais, como o Projeto Pracatum, na Bahia. Nada disso, portanto, pode ser associado à fantasia de “privatizar” o ensino técnico.

A partir de janeiro de 2003, primeiro mês do governo Lula, o Proep foi bruscamente interrompido. O presidente nem deve ter sabido disso na época. Obras ficaram inacabadas e muitos projetos nem sequer foram iniciados. Em 2004 o Ministério da Educação devolveu ao BID US$ 94 milhões, não utilizados!

Como seria difícil explicar, na campanha eleitoral de 2006, por que havia parado o programa de expansão do ensino técnico, o governo federal retomou os 32 projetos do Proep (de um total de 232 interrompidos). Num passe de mágica, promoveu sua “federalização”, criando “novas” escolas federais ou “novas” unidades nas existentes. Embrulho novo em presente antigo. Isso foi tudo o que o Ministério da Educação fez pelo ensino técnico em seus quatro primeiros anos de gestão, fato que a ministra Dilma, na hipótese mais benigna, parece ignorar.

Agora, em fim de governo, busca-se recuperar o tempo perdido lançando projetos a toque de caixa, no velho modelo de escolas técnicas que ofereciam ensino médio para os ricos e muito pouco ensino técnico para os pobres. Não é o melhor que o País poderia ter, mas, ainda assim, é melhor do que nada.

Quem muito fala dos outros é porque tem pouco a falar de si. Mas quem deseja o respeito da população e pretende submeter-se ao julgamento das urnas tem o dever de pelo menos começar a falar a verdade sobre os outros e sobre si mesma.

*Paulo Renato Souza, ex-ministro da Educação, deputado federal, é secretário de Educação do Estado de São Paulo

FRASE

"Viva o hoje, festeje intensamente o agora, porque os próximos instantes são os devaneios de cada um."

Teônio Vieira

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

PARA REFLETIR

"Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa."

Benjamim Franklin

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

TORNEIO EM SERRA PRETA

Domingo, 31 de janeiro, estive na comunidade de Serra Preta, lá aconteceu torneio de futebol 7, sagrou-se campeão o Arsenal da Serra de Santana, participaram do torneio 12 equipes.

O torneio foi organizado por Saca e contou com a colaboração do Vereador Ronaldo.

Aproveitei o evento para conversar com o pessoal da comunidade e atletas que participaram da competição.

.

COMPLEXO DE DEUS

Lula acordou cedinho. Caminhada, ginástica, natação? Nem pensar. De carro, foi a Base Aérea de Brasília. Embarcou. A bordo, comeu, bebeu, conversou com assessores, definiu a agenda, organizou a cabeça e traçou a linha dos discursos. Chegou à capital pernambucana. O calor derretia pele e ossos. Ao longo do dia, participou de mil eventos. Suado, esbanjou acenos e sorrisos. Abraçou amigos e inimigos. Beijou criançonas e criancinhas. Conhecidos e desconhecidos exigiam atenção. Puxa-sacos se insinuavam sem cerimônia.

Ufa! Que maratona! Depois do jantar com o governador, Sua Excel~encia tomaria o rumo da Suiça. Lá receberia o troféu Estadista do Ano 2009 do Fórum Econômico Mundial. Mas o homem põe e Deus dispõe. “Alto lá”, disse o Senhor “Onipotência e Onipresença são qualidades divinas.” E Freou o cara. Tontura, dor no peito, mal-estar e ...ops! A pressão nas alturas. Em vez de Davos, o presidente voou para o hospital. Diagnóstico: hipertensão.

Autora: DAD SQUARISI (DN DICAS DE PORTUGUÊS) 01/02/2010