sábado, 22 de outubro de 2011

Paulo de Tarso, após deixar o governo desabafa: “Rosalba governa o Estado de dentro de sua casa”



O ex-chefe da Casa Civil do RN, Paulo de Tarso Fernandes conversou com o Blog de Thaisa Galvão. Sua crítica mais contundente foi deixar claro que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), como alguns já especulavam há meses, não toma nenhuma decisão administrativa e política, sem a participação do seu esposo, ex-deputado Carlos Augusto Rosado.


“Foram 10 meses de governo onde todas as decisões do Estado foram do marido da governadora”, declarou Paulo de Tarso na mesa com testemunhas, onde o discurso foi, o tempo inteiro, alinhavado por afirmações como “não estou pedindo off porque tudo o que estou dizendo eu disse tanto à governadora Rosalba quanto ao deputado Carlos Augusto. São assuntos públicos que não têm porque serem escondidos”.

Paulo reclamou que, por causa da interferência familiar, a governadora tem trocado seu gabinete na Governadoria pelos terraços de sua casa. “Ela despacha em casa. Governa de casa. Mas o lugar do governador é no gabinete. Até porque um deputado, um prefeito ou um secretário que quiser falar com a governadora não vai para a casa dela sem ser chamado, mas na Governadoria ele chega.


Eu mesmo como chefe da Casa Civil só ia quando era chamado”, revelou Paulo, afirmando que a opção pela residência oficial se dava pelo fato de, na Governadoria, não ter como o ex-deputado Carlos Augusto participar das decisões.


FONTE:THAISA GALVÃO

.


CÂMARA ITINERANTE FOI APROVADA PELOS JOVENS CERROCORAENSES







A primeira Câmara Itinerante deste ano realizada pelo legislativo foi com os alunos do Pro Jovem, numa noite proveitosa para ambos os lados, a juventude quem deu as sugestões e os vereadores acataram, e requereram através de requerimentos, num total de 05, sendo que destes quatro foram para o executivo e 01 para rádio comunitária local.


Os jovens como sugestões, formularam para a promoção de uma melhor qualidade de vida para a nossa cidade, nos diversos projetos que envolvem a Cultura Popular, o Alcoolismo Juvenil, O trânsito e sobre a Gravidez na Adolescência.

Por outro lado os parlamentares ressaltaram e parabenizaram a iniciativa dos coordenadores Tadeu Fernandes e Ana Marli que procuraram o poder legislativo, e sugeriram esse momento, momento esse que para os vereadores esperava-se mais, pelo que podemos observar, mais que serviu para que eles pudessem expressar seus pensamentos junto a juventude, ainda dispersa do mundo politico em Cerro Corá.

Os que participaram da primeira sessão itinerante, tiveram a oportunidade de sentirem como é o trabalho do vereador, discutindo, cobrando e questionando fatos do dia a dia da população, e buscando soluções.

Segurar jovens atentamente para ouvirem discussões e questionamentos sem que eles possam dizer algo, foi o que mais impressionou.

Presentes a reunião a Sec. Mun. de Assistencia Social, Maria Amália, assistentes sociais do CRAS E CREAS, orientadores do PRO JOVEM e alguns cidadãos da comunidade

DJ Aildo/RonaldoVilar

Para Paulo de Tarso governo está aos “frangalhos”

De Thaisa Galvão

O ex-chefe da Casa Civil Paulo de Tarso Fernandes não escreveu uma carta de demissão. Segundo contou ao Blog, escreveu poucas linhas, muito mais um comunicado à governadora sobre sua saída.

Ficou em casa ontem durante o dia inteiro, e dentro do prazo dado a ele mesmo, das 4 da tarde, diante da não confirmação da nomeação do vice-governador como secretário de Recursos Hídricos, enviou o comunicado para a Casa Civil.

Segundo Paulo, o comunicado foi entregue ao adjunto da pasta, Francisco Carvalho, que teria informado à governadora, e dito a PTF que a governadora teria ficado surpresa.

“Aí eu tomei a decisão de telefonar para a governadora e comunicar minha decisão. Conversamos longamente”.

Pelo telefone, Paulo disse a Rosalba que não concordava com o que vinha acontecendo, e que ela deveria entender que hoje a oposição ao seu governo não está mais no círculo do vice-governador Robinson Faria como tem se comentado nos bastidores governistas.

“Eu disse a ela que a oposição ao governo não está mais na Assembleia. Está nas ruas. A oposição é o povo, é o funcionalismo, é o sindicalismo”, declarou Paulo de Tarso, que numa conversa dura com a governadora Rosalba, chegou a definir a gestão de 10 meses como sem sucesso.

“Eu disse a ela que é por essas e outras que o governo está aos frangalhos. Que a gente critica os governos de Wilma e Iberê, mas a gente não tem condições sequer de sanar as contas do governo. A gente não tem condições sequer de acertar”, revelou Paulo de Tarso Fernandes, que à minha pergunta sobre o crescimento da arrecadação, disse não entender como, apesar do registro do crescimento da arrecadação, o governo não tem como botar as contas em dia.

“Não é justo que a gente tire dos servidores, aperte daqui e dali e não consiga acertar”, afirmou Paulo.

.

TRANSPORTE ESCOLAR



ESTA É DO BLOG DO SINTE CURRAIS NOVOS, MAS É REGRA GERAL.









Quais são a regras estabelecidas pelo MEC para o transporte escolar?




O poder público municipal estudou tais regras, antes de fazer a contratação desses transportes?

O Ministério da Educação através de uma cartilha de orientação enviada aos municípios estabelece que os veículos autorizados a transportar alunos são:

1 – Ônibus
2 – Vans
3 – VW Kombi
4 – Embarcações (barcos)

Em alguns municípios, onde as estradas são precárias, os Detrans autorizam o transporte de alunos em carros menores, desde que os veículos sejam adaptados para o transporte de alunos. Esses veículos autorizados extraordinariamente são, normalmente, caminhonetes (D-20, F-100 etc.). Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que todos os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso. Os veículos devem possuir seguro contra acidentes.

Todos os veículos que transportam alunos devem ter um registrador de velocidade (chamado tacógrafo), que é um aparelho instalado no painel do veículo e que vai registrando a velocidade e as paradas do veículo em um disco de papel. Os discos devem ser trocados todos os dias e devem ser guardados pelo período de seis meses, porque serão exibidos ao Detran por ocasião da vistoria especial.

O veículo deverá ter apresentação diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira, contendo a palavra ESCOLAR na cor preta. Além das vistorias normais no Detran, que todos os veículos devem fazer anualmente, o veículo que transporta alunos precisa fazer mais duas vistorias especiais (uma em janeiro e outra em julho), para verificação específica dos itens de segurança para transporte escolar.

Todo veículo que transporta alunos deve ter uma autorização especial, expedida pela Divisão de Fiscalização de Veículos e Condutores do Detran ou pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A autorização deverá estar fixada na parte interna do veículo, em local visível. A velocidade do veículo deverá obedecer às velocidades máximas, tanto para as cidades como para as rodovias e/ou estradas vicinais (asfaltadas ou não).

Hoje o limite de velocidade recomendado pelo Ministério da Educação para o transporte escolar não deve ultrapassar os 70Km/h.




.

Ao romper, Robinson critica influência de Carlos Augusto

O vice-governador Robinson Faria (PSD) anunciou ontem o rompimento com o grupo político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) após se dizer “humilhado, usado e descartado”, sobretudo por quem disse ser “o casal que comanda o Estado”. O ex-deputado Carlos Augusto Rosado (DEM) foi o alvo potencial das críticas externadas durante coletiva à imprensa.

Robinson o acusou de ter uma influência no governo tão substancial que ultrapassa os limites da esfera política e chega à administração. “Quando eu deixei a interinidade do Executivo, a governadora Rosalba Ciarlini foi procurada pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, para me renomear à frente da Semarh [Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos], ela respondeu que fosse falar com Carlos Augusto”, externou.

O ex-deputado foi procurado por três ocasiões, mas não houve resposta. O episódio foi a ponte para o rompimento definitivo. Mas Robinson garante que não foi o único motivador.

Ao lado do deputado federal Fábio Faria e dos estaduais José Dias e Gesane Marinho, todos do PSD, Robinson Faria fez um relato do período em que rompeu com o grupo de Wilma de Faria (PSB) e optou por aderir à aliança com o Democratas, segundo ele depois de muita "sedução" e após ter sido preterido pelo grupo do PSB no período em que almejava ser candidato ao Governo do Estado, em 2010. O anúncio de rompimento se deu dez meses após iniciada a atual administração estadual, mas os indícios de afastamento já datavam dos primeiros meses de gestão.

Segundo o próprio Robinson, o as divergências tiveram início ainda no início do ano, quando a governadora visitara as enchentes do Vale do Açu. O vice-governador se ressentiu de ter sido esquecido, ainda que fosse à época o titular da pasta responsável pelas obras hídricas para contenção de enchentes, que era Semarh. Robinson não mencionou sobre o conflito gerado quando da votação na Assembleia do empréstimo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), cujo rol de beneficiados excluiu a Semarh, e o qual gerou uma quebra de braço no âmbito da AL.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Câmara de Cerro Corá realizará sessão itinerante com alunos do Pro Jovem hoje.

Os vereadores do município de Cerro Corá realizam nesta sexta-feira(21) a sessão Itinerante com alunos do Pro Jovem, será no mesmo horário das sessões normais às 19:30 horas no Centro de Referencia e Assistência as Famílias - CRAS.


Os vereadores, nesta noite irão apresentar através de requerimentos da Mesa Diretora e os demais, as sugestões requeridas pelos alunos do Pro Jovem, que estão trabalhando nos coletivos seus planos de metas são 04 temas:

Projeto: ALCOOLISMO JUVENIL: NÃO ENTRE NESTA.
Projeto: JOVENS EM AÇÃO NO RESGATE DA CULTURA
Projeto: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Vidas em jogo
Projeto: TRÂNSITO: Educação para a Vida.

.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PARA REFLETIR

“A felicidade está na liberdade, e a liberdade na coragem”


Autor da frase: Péricles

Potiguar de Serra Negra do Norte participa da Câmara Mirim, em Brasília


Ana Catarina ao lado de Rogério Marinho e Sérgio Fernandes




O Rio Grande do Norte esteve presente na edição 2011 da Câmara Mirim, realizada pela Câmara Federal, em Brasília. A vereadora mirim de Serra Negra do Norte, Ana Catarina Monteiro Ramos, de 14 anos, foi a única potiguar selecionada entre mais de 1,2 mil inscritos de todo o país. A Câmara Mirim, projeto do Congresso Nacional que já está em sua sexta edição, foi realizada na manhã desta terça-feira (18) e contou com 400 crianças de 7 a 14 anos. O projeto permite a estes pequenos brasileiros conhecer a vida de um parlamentar federal por um dia. Os participantes ainda puderam apresentar seus projetos, sendo três deles colocados para discussão e votação em plenário pelos próprios alunos.

Idealizador do projeto da Câmara Mirim em Serra Negra, o vereador Sérgio Fernandes (PSDB) comemora a participação de uma representante da cidade no evento. Presidente do PSDB Jovem no Rio Grande do Norte, o parlamentar disse que “é um orgulho para o município a presença de Ana Catarina em Brasília”. Já o deputado federal Rogério Marinho, que apoiou a inscrição da vereadora mirim de Serra Negra, disse que a presença do RN no evento é fundamental, já que demonstra o interesse dos mais jovens pela política do Estado.


.

Câmara Municipal de C. Corá preocupada com o abastecimento de água na Serra de Santana

Em algumas comunidades do município de Cerro Corá, principalmente na Serra de Santana, onde o Conisa empresa que é responsável pelo abastecimento d'água vem tendo dificuldades em solucionar os problemas.

E Preocupado com isso o presidente da Câmara Municipal de Cerro Corá Ronaldo Vilar entrou em contato tentando agendar uma reunião no município para discutir esses problemas com representantes do Conisa Sr. André Luiz Sales Soares de Maria e com o da Caern Sr. José Nilson, esse ultimo informou que no próximo dia 27 de outubro será realizada na cidade de Currais Novos uma reunião com a presença de prefeitos e vereadores das cidades de Cerro Corá, Bodó, Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino e Florania para discutirem os problemas de abastecimento que vem ocorrendo nestas cidades.


E que dependendo do que for discutido por lá será realizada uma em Cerro Corá para orientar os consumidores, atendendo a solicitação do mesmo.

Fonte: http://camaracerrocora.blogspot.com/

O VEREADOR EVILÁSIO BEZERRA NA ABERTURA DA VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM NATAL

O vereador Evilásio Bezerra, participa da VIII Conferência de Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte o mesmo representa como Delegado do Segmento da Sociedade Civil Na abertura foi apresentado o Coral da Petrobras de Natal, onde foram aplaudidos de pé pela belíssíma apresentação em meio a mais de 600 pessoas presentes ao evento, dirigido pela Maestrina Leninha Campos. A governadora Rosalba Ciarline falou da importância daquela Conferência e desejou a todos bons trabalhos, o Sr.Celson presidente Nacional do Conselho de Assistência Social (CNAS) falou da importância dos Segmentos Sociais e dos Governos alí pelos Delegados representados, que aquele aprendizado não ficasse apenas na teoria e sim na pratica. A representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Dra. Léia falou do crescimento e da valorização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em relação aos direitos de cada brasileiro indiferente de qualquer condição.

.

Conferencia da Juventude em Cerro Corá foi um sucesso.

Três anos após a realização da 1ª Conferencia Nacional de Juventude (2008), o Governo Federal organiza o segundo processo de dialogo com a juventude brasileira. Durante o ano de 2011 jovens dos quatro cantos do Brasil, das mais variadas formas de expressão e diversas realidades sociais, esses jovens participarão de espaços de discussão e dialogo sobre suas necessidades e sobre o presente e futuro do país.


Nesta segunda - feira (17) centenas de jovens de várias cidades do seridó e outras regiões do estado, estiveram reunidos na 1ª Conferência da Juventude que foi realizada no Centro de Referencia Integrado para Agricultura Familiar - CRIAF, no assentamento São Francisco no município de Cerro Corá/RN, representantes dos movimentos sindicais, da Fetarn, do MDA e do estado também estiveram presentes no evento.

As meninas do PROJOVEM do município de Cerro Corá coordenadas pela professora Ana Marli realizaram uma apresentação cultural abrindo o evento.

FONTE: DJAILDO

Sexta, 14, foi dia de Proerd em Cerro corá

O primeiro seminário estadual do Proerd no Sertão foi realizado na sexta , 14, no município de Cerro Corá e participaram diversos instrutores, professores, diretores de escolas, secretários de educação e outros, foram trocadas experiências do programa dos diversos municípios.

A tarde continuando a programação o PROERD realizou uma caminhada que saiu da Praça Tomaz Pereira até o Ginásio José Julião Neto em Cerro Corá/RN.onde tivemos solenidade de formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência as Drogas.

Proerd já trabalhou em Cerro Corá com cerca de mais 2000 alunos durante os 08 anos que foi implantado no município, sempre levando o trabalho de orientar e educar crianças e adolescentes na prevenção das drogas, esse ano 369 alunos forão diplomados.

O Presidente da Câmara, Ronaldo Vilar participou dos dois eventos.



VEJA ALGUMAS FOTOS:



















Fontes e fotos: Djaildo/vfestas e Ronaldo Vilar