terça-feira, 27 de abril de 2010

DO BLOG DO ROBERTO FLAVIO

Nenhum prefeito do Seridó recebeu o prêmio do SEBRAE

Durante toda a semana passada recebi através de e-mails, varias matérias de assessores de alguns prefeitos aqui da região do Seridó, que os mesmos tinham ganhado o prêmio, “Prefeito Empreendedor” realizado pelo SEBRAE.

Achei estranho que tantos prefeitos aqui da região fossem contemplados. Já que o que temos de menos na região seridoense são indústrias ou fábricas. Desconfiado procurei o pessoal do SEBRAE e fui informado ainda na semana passada que ninguém tinha ganhado prêmio nenhum, e que a eleição para escolha do prefeito empreendedor seria escolhido ontem (26).

Chegado o dia o grande vencedor, alias a grande vencedora foi a prefeita a prefeita de Messias Targino, Francisca Shirley Ferreira. Ela ganhou o premio do VI Prefeito Empreendedor "Governador Cortez Pereira", e de quebra, ela também levou um dos quatro destaques temáticos da premiação o de "Formalização de Empreendimentos". Ferreira irá participar da premiação nacional, realizada em Brasília (DF), no dia 18 de maio. O prêmio foi entregue ontem, em evento na churrascaria Sal e Brasa, na Zona Sul de Natal.

Os vinte e cinco municípios finalistas, que obtiveram pelo menos metade da pontuação foram: Areia Branca, Assú, Baraúna, Caicó, Campo Grande, Ceará-Mirim, Florânia, Ielmo Marinho, Janduís, Jucurutu, Lagoa Nova, Luis Gomes, Major Sales, Messias Targino, Mossoró, Olho D'água do Borges, Santana do Matos, São Paulo do Potengi, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e Vera Cruz.

do blog: O prêmio é concedido as gestores que implantaram projetos que estimulam o desenvolvimento de micro e pequenas empresas
.
.

DO BLOG DO EVILÁSIO

SERÁ QUE ESSE ANO VÃO REPETIR A DOSE POLÍTICA...NO COMÍCIO DO AGRICULTOR?????

SÓ PARA LEMBRAR: NA FESTA DO AGRICULTOR DO ANO PASSADO (2009), A MISSA DO AGRICULTOR VIROU COMÍCIO DO AGRICULTOR, COM DISCURSOS PROLONGADOS DA SENADORA, HOJE CANDIDATA AO GOVERNO...ISSO É UMA VERGONHA E UMA FALTA DE RESPEITO COM A DOUTRINA RELIGIOSA, FAZER DO ALTAR DE SÃO JOÃO BATISTA , UM PALANQUE POLÍTICO. OS AGRICULTORES SAÍRAM REVOLTADOS COM A MISTURADA DE RELIGIÃO COM POLÍTICAGEM, TANTAS PROMESSAS MENTIROSAS EM CIMA DO ALTAR OU SEJA DO PALANQUE??? ESPERAMOS QUE ESSE ANO OS ORGANIZADORES DO EVENTO, USEM A CONSCIÊNCIA E EM VEZ DE POLITICAREM VENHAM ORAR. ASSIM SEJA AMEM...

...QUE DEUS SEJA LOUVADO...

.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Vira-Casaca: uma herança que vem da Roma antiga


Mesmo que você (como a maioria) não goste e não entenda de política e dos políticos, a lei, feita por políticos, lhe obriga a participar do processo de escolha de nossos governantes e representantes. Isso acontece graças à excrescência chamada voto obrigatório. Sem dúvida, o voto facultativo aufere melhor a vontade do eleitor.

Brasileiro não sabe votar, assim disse o Rei Pelé. Mas pelo menos se tem o sagrado direito de eleger os representantes, ao contrário da Grécia clássica, berço da democracia, período em que os governantes eram escolhidos por sorteio. Os gregos entendiam que uma escolha ao acaso se tornava mais barata e funcionava melhor do que o voto da maioria, que poderia ser comprado pelos vigaristas profissionais da política.

No bojo dessa questão, está a discussão envolvendo a infidelidade partidária – prática habitual dos políticos vira-casacas –, que descaracteriza o candidato eleito, viola o princípio democrático e, portanto, rompe o pacto entre representantes e representados. Tomara que a tão falada reforma política seja, finalmente, votada e aprovada.

Bom, mas a indignação maior do povo brasileiro é com o chamado político “vira-casaca”, indivíduo que, com ou sem mandato eletivo, muda frequentemente de sigla partidária ou de idéias, sempre por conveniência própria. Aquele que comumente é chamado de “ventoinha”, por girar conforme o vento. Ou, ainda, de “girassol”, por estar sempre virado para o lado do Poder, inclusive com uma grande capacidade de bajular seu chefe.

O vira-casaca é um traidor em potencial. Pode ser encontrado nos mais diversos quadrantes da sociedade: da religião à politica, passando pelo esporte e acabando na orientação sexual. Ele anda nas sombras e observa o inimigo a todo o momento. Nunca impõe suas opiniões porque não as tem. O fato de ser “viracasaca” é justamente para preencher o vazio de idéias, porque caso contrário, ele poderá até morrer de fome. Coitado !!!

Sai prefeito, entra prefeito e o vira-casaca lá está, impassível, cara-de-pau, tirando proveito, mamando na teta que poderia ser de outro. E o que é pior ainda: não permite o acesso das pessoas competentes, já que os vira-casacas são literalmente indivíduos incompetentes para exercerem cargos públicos.

Claro que qualquer um de nós pode mudar seus ideais políticos. Somos livres para isso, constitucionalmente. No entanto, o vira-casaca é um traidor por excelência. Ao trocar de partido ou de facção política, ele o faz sempre escolhendo o lado vencedor. Isso ocorre, preferencialmente, no último instante, ou no momento posterior às eleições, quando o seu lado escolhido foi o perdedor.

A falta de personalidade do vira-casaca é tanta quanto à falta de escrúpulo do político que aceitou lhe adotar, lhe acolhendo em suas hostes, por vezes, logo na primeira investida. Quer dizer: se um é traidor de sua responsabilidade individual, o outro é traidor do povo, que desejava mudanças quando nele votou.

Não é preciso pesquisar muito para se descobrir o que a história mundial registra - com eloqüência - quanto às peripécias dos vira-casacas. Vem desde a Roma antiga, passando pelos tempos medievais, e remontando aos dias de hoje. Porém, foi na idade média que esses inescrupulosos enganadores mais se destacaram. Naqueles tempos medonhos, os feudos eram caracterizados pelas cores das roupas. Então, os vira-casacas contumazes mandavam confeccionar os casacos com duas cores. A cor do “amo” por fora e outra cor do “desafeto” no avesso. Com esse artifício entravam e saíam dos castelos à vontade, bastando virar o casaco ao avesso, ou vice-versa.

Carlos Manuel III, duque de Savóia e rei da Sardenha, é um exemplo de vira-casaca famoso. Sempre ameaçado, ora pela Espanha, ora pela França, usava as cores nacionais de uma dessas nações, de acordo com a aliança do momento. Daí o vocábulo vira-casaca, usado para denominar a pessoa que muda frequentemente de opinião, de partido político ou de idéias, visando atender a seus interesses particulares.

No Brasil, Joaquim Silvério dos Reis foi um típico modelo de vira-casaca traidor. Em troca do perdão de sua imensa dívida fiscal junto à Fazenda Real, denunciou a organização de uma conspiração que desejava transformar a Capitania de Minas Gerais em um estado livre, comandada por Tiradentes. Enquanto isso era comum suas entradas e saídas do palácio Visconde de Barbacena, então sede da realeza.

Semelhante a Carlos Manuel III, ou a Joaquim Silvério, o vira-casaca é um sujeito com instinto traidor e nele não se pode confiar. Sobretudo aquele que só pende para o lado dos vitoriosos. Infelizmente, na política atual, em todo e qualquer lugar (incluindo os EUA), os vira-casacas se multiplicam. Eles são, reconhecidamente, um ‘prato cheio’ para os políticos que adoram ser bajulados.

Esses “puxa-sacos” de plantão causam enormes prejuízos aos cofres públicos, pois que, assim como o coronel Silvério dos Reis, deduram os amigos em troca de benefícios financeiros. São autênticos vermes viciados em lucros gratuitos, com a ambição de se sentirem excelências, na verdade preparados para novas traições. E a lição que fica para a população é clara: a classe política, que continua com uma imagem ruim perante o eleitorado, se afunda ainda mais com esse lamentável comércio, o famoso “toma lá, dá cá”.

Colaboração: JOSÉ BONIFÁCIO BEZERRA
Santa Filomena – Piauí
(89) 3569-1125


FONTE:http://www.cabecadecuia.com/noticias/41736/vira-casaca-uma-heranca-que-vem-da-roma-antiga.html

NOTICIAS

TERÇA-FEIRA RETORNAREMOS A PUBLICAR, PROBLEMAS NO PROVEDROR, FATOS DO FINAL DE SEMANA E ATUAL.

.