A seleção brasileira, pentacampeã do mundo, estreia nesta terça-feira na Copa 2010 contra a modestíssima Coreia do Norte, equipe que ocupa a pior posição no ranking da Fifa entre as participantes do torneio. O sigilo que cerca a preparação da Coreia do Norte é possivelmente o único motivo de preocupação para o Brasil. Os treinos da equipe são fechados e os jogadores raramente dão entrevistas. Mesmo o único treino aberto - uma exigência da Fifa - foi apenas um recreativo, com os jogadores se dedicando a brincadeiras... estranhas . Também nesta terça, às 11h, Portugal e Costa do Marfim, os outros adversários do Brasil no grupo G, fazem o jogo de abertura da chave
Para Kaká, o "Brasil só precisa ser o Brasil" para derrotar os norte-coreanos. O meia, que já foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo, disse não ter certeza se conseguirá suportar os 90 minutos, pois ainda se recupera de contusão no púbis. Já Júlio César, que sofrera um problema na região lombar no amistoso contra Zimbábue, garantiu que estará 100% em campo.
Após o treino de reconhecimento do Ellis Park, na segunda-feira, o craque do Inter de Milão resolveu pôr fim à polêmica em torno da Jabulani, a bola da Copa:
- Tem que se adaptar, não tem jeito. É uma bola diferente das outras, mas estamos nos adaptando. Para o goleiro, é uma situação pior ainda. Mas quando a bola rola tem de esquecer, pensar no jogo, senão vão dizer que estamos usando a bola como desculpa. Temos de ganhar com qualquer bola, seja redonda ou quadrada.
Quem espera uma retranca da Coreia do Norte na partida no Ellis Park pode se surpreender. Pelo menos foi isso o que o técnico da seleção do país mais fechado do mundo falou nesta segunda-feira na sua primeira entrevista coletiva desde que chegou à África do Sul, em 1º de maio. Kim Jong Hun afirmou que os norte-coreanos jogarão para vencer o Brasil.
- Nossos jogadores não deixam nada a dever a qualquer outro(...) Não podemos dizer que os três pontos são deles (dos brasileiros) - disse Kim, que disse ter elaborado uma estratégia especial e fortalecido mentalmente os jogadores para enfrentar os pentacampeões.
Em 1966, na Inglaterra, a Coreia do Norte surpreendeu o mundo ao derrotar a Itália e se tornar a primeira nação asiática a se classificar para as quartas-de-final em uma Copa. No jogo seguinte, os norte-coreanos foram derrotados por Portugal por 5 a 3, apesar de chegarem a abrir vantagem de 3 a 0.
O feito dificilmente se repetirá em 2010, considerando o difícil grupo que a Coreia do Norte enfrenta - pelo menos na teoria. Além do Brasil e dos algozes de 66, a misteriosa seleção asiática terá pela frente a Costa do Marfim, considerada por muitos a melhor seleção africana da atualidade.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário