“Deputado, por que é que pessoas na minha faixa etária não conseguem arrumar emprego?”. Essa foi a indagação que Alzenir Pereira, 40 anos, fez ao deputado federal Rogério Marinho durante a reunião no bairro de Felipe Camarão nesta segunda-feira (09). Economista e professor, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB/RN) disse que o problema não é a falta de emprego e sim a falta de qualificação profissional.
Rogério citou o fenômeno “apagão da mão-de-obra” como exemplo. Existem 1,6 milhões de vagas disponíveis no mercado que ainda não foram preenchidas por falta de capacitação profissional e baixa escolaridade em áreas chaves da economia e do desenvolvimento. O que segundo o deputado, reflete a fragilidade do Ensino Médio brasileiro, que não oferece as oportunidades diversificadas de profissionalização.
“Praticamente só há uma opção de Ensino Médio, forçando todos a se submeterem a uma lógica de formação exclusiva e ‘engessada’. Não há oferta de formação profissional para atender a demanda e a matrícula no Ensino Técnico não chega a atingir 900 mil alunos no Brasil”, afirma o parlamentar.
Rogério disse ainda que a saída para educação brasileira é o incremento do capital humano nacional. Diversificação, mérito e qualidade da educação são as chaves do desenvolvimento sustentável. “O homem não é um pão, que vai pro forno e fica no ponto em alguns minutos. Só para formar um aluno no ensino escolar básico, são necessários 14 anos de investimento, ou seja, mais de três mandatos. É por isso que precisamos de governantes que tenham desprendimento e visem de fato contribuir para a melhoria no sistema educacional brasileiro, como José Serra, meu candidato à presidência do Brasil”, enfatiza Rogério.
Publicado em Campanha 2010 RN, Destaques, PSDB RN, Rogério Marinho 4555
Nenhum comentário:
Postar um comentário