Definir as ações para gestão da rede SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em todo o estado. Este é o objetivo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde, que receberá a adesão dos prefeitos de 117 municípios do Rio Grande do Norte.
A Secretaria Estadual de Saúde e a Federação dos Municípios do RN promovem hoje, terça-feira, 25 de maio, uma Assembléia Geral no Auditório do SEBRAE, em Natal, às 10 horas, para assinatura do protocolo de intenções de adesão ao consórcio. O evento contará com a presença do Secretário Estadual de Saúde, George Antunes, e dos prefeitos dos 117 municípios.
Com base na lei federal 11.107/05 a proposta do consórcio foi lançada no dia 02 de março deste ano. Desde então a Secretaria Estadual atuou no apoio e mobilização dos prefeitos, com auxílio na elaboração de minutas e documentos para aprovação e adesão ao consórcio.
Selma Santiago, coordenadora do SAMU, assegura que “após a Assembléia será possível dar início ao processo de abertura de editais tanto para compras e serviços quanto para a realização de um novo concurso público, com a previsão de contratação de cerca de 900 profissionais necessários para implantação dos SAMUs regionais”.
O projeto de regionalização da rede SAMU garante a presença do Sistema Estadual de Atenção às Urgências pré-hospitalares em 100% do território potiguar, possibilitando um efetivo acesso à saúde para toda a população. A regionalização permitirá a presença do SAMU em três regiões do RN: A macro-região metropolitana (com 60 municípios), macro-região Oeste/Alto Oeste (62 municípios) e macro-região Seridó/Trairi (44 municípios).
Fonte: Sidney Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário